Guia para educação das crianças no isolamento social

Atualizado em 23/4/2020

Vivendo esse momento de pandemia causado pelo novo coronavírus e aguardando as investigações dos cientistas para encontrar um “antídoto” que neutralize a Covid-19, o trabalho incessante dos profissionais da saúde e a ampliação de medidas protetivas da população, a vida precisa seguir seu curso.

Com esse raciocínio a equipe do Núcleo de Educação da Infância da UFRN, diante das limitações impostas durante a epidemia, pensou em alternativas para preencher essa lacuna e dar continuidade no percurso educativo das crianças. A equipe preparou um Guia de Educação das Infâncias em Tempos de Isolamento Social, com o objetivo de ajudar as famílias na construção de uma rotina de trabalho em domicílio, primando pela sistematização de situações lúdicas e significativas.

O isolamento social parou, de forma abrupta, para todas as famílias gerando a necessidade de readaptação e, consequentemente, alteração em suas rotinas. Conforme a equipe é possível sistematizar, no ambiente familiar, uma rotina simples, a fim de que as crianças tenham experiências diversificadas ao longo do tempo. Nesse contexto, foram pensadas algumas dicas que podem ajudá-las a se reestruturar durante o isolamento social. Esse momento é, também, uma grande oportunidade para as famílias ensinarem ferramentas importantes de expressão das emoções e de fortalecimento do vínculo familiar através do diálogo, do acolhimento, do cuidado, e do respeito integral à criança.

Ao longo do guia, a equipe cita algumas ideias que podem ajudar no dia a dia da criança, tais como: experiências com a leitura, a escrita, a música, jogos e brincadeiras que podem ser realizadas em casa, além de experiências com as artes visuais e aproveitar para a produção de uma caixa de artes com o intuito de colocar o material das atividades artísticas, trabalhar com pinturas, modelagem, rever álbum de família para apreciar as imagens, assistir a filmes na televisão. Também desenhos criativos e 22 truques divertidos de desenhos para crianças e adultos.

Fonte: Portal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte