Guia na web fornece informações acessíveis a deficientes visuais

Atualizado em 7/6/2020

Portal orienta sobre sintomas, prevenção e dados em tempo real

Em meio à pandemia de coronavírus e ao bombardeio diário de informações e atualizações sobre a doença, dois amigos de Curitiba desenvolveram uma plataforma para que pessoas cegas ou deficientes visuais possam se informar sobre o assunto.

O portal “guia pra todos verem” centraliza as informações mais importantes sobre o novo coronavírus de maneira adaptada à população deficiente. A página orienta sobre sintomas, prevenção, dados em tempo real e esclarece dúvidas frequentes.

João Pedro Novochadlo, empreendedor social e um dos criadores da plataforma, explicou ao Estado de Minas que a ideia surgiu a partir da dificuldade que notou em encontrar portais acessíveis sobre a COVID-19 para os cegos. “Percebi que essas pessoas estão enfrentando dificuldade de se informar nesse período”, completa.

Ricardo Malta, professor de administração, já experimentou o guia e conta que a experiência foi positiva. “Como sou cego, realmente é muito acessível. Navegação simples, informações atualizadas e cuidados sobre o coronavírus”, detalha.

Ricardo explicou que conheceu o portal por meio da mãe de um ex-aluno que o enviou o link. “Efetuei o teste, para ter certeza da acessibilidade e depois compartilhei para grupos de amigos, alunos e ex-alunos”, contou.

João Pedro explica que o sistema de captação de informações conta com a ajuda de robôs que percorrem sites para manter o guia constantemente atualizado. 

Acesse o guia: https://guiapratodosverem.com.br

Fonte: Estado de Minas Gerais