Educadores físicos indicam atividades para pessoas em isolamento social

Atualizado em 9/6/2020

As autoridades de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e demais instituições estaduais e municipais, indicam o isolamento social para a contenção da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as atividades acadêmicas e administrativas estão suspensas desde o dia 17, no campus de Juiz de Fora, e dia 18, no campus de Governador Valadares. 

A recomendação é para que fiquemos todas e todos em casa, mas isso não deve significar, segundo especialistas, deixar de lado os exercícios físicos. Para quem já está em isolamento, é importante buscar alternativas para movimentar o corpo e desanuviar a mente. Isso pode parecer difícil, mas é possível, como alerta o professor e diretor da Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF, Jeferson Macedo Viana. 

“Além das academias de ginástica e clubes esportivos estarem fechados, o surto tem obrigado milhares de pessoas, em todo o mundo, a períodos de isolamento para evitar a propagação do vírus, o que dificulta a realização de caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta ao ar livre. Só que a atividade física pode ser uma boa forma de passar o tempo em casa para quem se sente bem e está assintomático”, afirma.

Viana acrescenta que é extensa a lista de potenciais benefícios para as pessoas fisicamente ativas.  “Inclui o aumento da aptidão cardiorrespiratória, a capacidade de manter esforços de intensidade moderada ou alta durante um maior período de tempo, e a melhoria da capacidade de absorver e utilizar o oxigênio. Também ajuda a melhorar a saúde muscular e óssea, e a controlar o estresse e a ansiedade, com estudos que mostram que pessoas que fazem exercício podem ser mentalmente mais saudáveis do que as que não o fazem”, alerta.

Encontrar um espaço para treinar

O primeiro passo para começar a praticar exercícios físicos em casa, segundo o professor, é encontrar um local na própria residência no qual seja possível realizar as atividades. “Afastando móveis e outros materiais que possam interferir. É fundamental ter sempre água por perto, para manter bons níveis de hidratação também”, afirma Viana.

Quem não tem o hábito de se exercitar pode sentir-se desmotivado sem equipamentos tipicamente associados às atividades físicas, como halteres, elásticos ou colchonetes.  Viana explica que deve-se usar o material disponível em casa, como sofás, cadeiras e almofadas. No entanto, alerta: é fundamental saber que nem toda a informação disponível sobre o assunto na internet é segura e compatível com as condições físicas de cada um.

 “Além disso, sem a presença de um profissional de Educação Física, as pessoas podem não estar fazendo os exercícios da forma mais correta. Não haverá ninguém para corrigir. Por isso que se deve optar por exercícios mais simples,  para realização de forma segura. Sessões de 20 a 30 minutos podem ser suficientes nesse momento.”  

Confira aqui um dos sites indicados pelo professor com dicas de treino em casa.

Meditar, dançar e ouvir músicas 

Outras alternativas para o período de isolamento social são a dança, a meditação e os alongamentos físicos, conforme salienta o também professor da Faefid, Neil Franco. O docente coordena projetos de extensão na UFJF nas áreas de Ginástica Geral e Danças de Salão, atualmente suspensos em virtude da pandemia do coronavírus.   

“Na dança de salão temos muito contato corporal, muito toque, muita proximidade de face. Então, essa modalidade se torna um campo aberto para a contaminação. As pessoas podem dançar sozinhas, escutando uma boa música em casa, movimentar o corpo, realizar um pouco de alongamento.  Outra possibilidade é fazer uma meditação. As pessoas podem usar essas estratégias para acalmar a sua ansiedade em razão do isolamento”, sugere.  

Neil Franco aponta a existência de tutorias na internet sobre o assunto, mas faz um alerta: é fundamental avaliar a procedência dos materiais disponíveis, e se são profissionais realmente capacitados que estão ofertando os conteúdos. “Para poder seguir sob instrução de um grupo ou de um professor devidamente formado e capacitado”, conclui.

Confira abaixo as sugestões do professor de vídeos para meditação:

Meditação para relaxar

Meditação redução de ansiedade

Fonte: UFF Notícias