Covidômetro monitora a pandemia com base na velocidade do registro de casos

Atualizado em 11/6/2020

Diferente de outras iniciativas, o Covidômetro é um site/app gratuito, voltado para a população em geral, que permite monitorar a pandemia do novo coronavírus com base na velocidade média do registro de novas mortes e casos de Covid-19 no Brasil. Quanto menor o tempo entre cada novo registro, maior o avanço da doença e a necessidade de distanciamento social e outras medidas de controle. A ideia da velocidade é simplificar o entendimento da situação por parte de grande parte da população interessada, evitando uso de gráficos complexos que acabam confundindo esse público.

Com dados diários do Ministério da Saúde, dados populacionais do IBGE e dados de mortalidade do DataSUS, o Codivômetro apresenta a velocidade média diária de novos casos e mortes em todos os municípios e estados onde a Covid-19 já está presente. Para auxiliar a população na interpretação da velocidade em uma localidade, cinco faixas de situação da Covid-19 foram definidas com base em um estudo no último relatório de mortes por doenças no Brasil. Caso a velocidade esteja na faixa de “situação trágica”, por exemplo, significa que o ritmo de mortes da Covid-19 na localidade é maior do que a velocidade diária de todas as mortes por doenças (somadas) no Brasil.

O Covidômetro é uma iniciativa nascida na Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

Acessando o site: https://www.covidometro.com.br/ e digitando sua cidade ou estado de origem, é possível consultar a velocidade atual de novos casos e óbitos, e saber se a situação numa localidade está piorando ou melhorando, servindo como um termômetro para reforçar a necessidade de isolamento social, onde for necessário.

Fonte: Covidômetro