As 5 principais vacinas para Covid-19 em teste no Brasil

Atualizado em 03/7/2020

Você conhece todas as vacinas para COVID-19 com testes aqui no Brasil? Se você está completamente por fora do tema vacinas para coronavírus, esse post vai te ajudar.

Vamos aqui fazer um breve resumo (breve mesmo) sobre as 5 principais vacinas. O critério que escolhemos foi vacinas em fase III (de acordo com tabela divulgada pela OMS). Todas elas, com exceção da vacina da Moderna, terão voluntários participantes do Brasil.
.
.

Fase III

Antes de iniciarmos, uma pequena explicação sobre a fase III. Nessa fase, a vacina é testada em grande número de pessoas (na casa dos milhares), e espera-se para ver o número de voluntários vacinados que serão infectados, comparando-os com voluntários que receberam placebo.

É essa fase que determina se a vacina de fato promove proteção contra o coronavírus, podendo ser então aprovada. E quanto de proteção? A Food and Drug Administration (FDA) afirmou que pelo menos 50% dos vacinados precisam ser protegidos para que a vacina seja considerada efetiva.

Então vamos conhecer melhor quais candidatas à vacina estão próximas de atingirem a tão esperada aprovação.
.

A vacina de Oxford contra COVID-19

Oxford
Vacina para covid-19 Oxford AstraZeneca

A vacina de Oxford, criada e desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, está entre as mais promissoras. A vacina utiliza adenovírus de chimpanzé como vetor viral para carrear informação genética que codifica a proteína Spike do Coronavírus.

Os estudos em macacos mostraram proteção. Os resultados preliminares das fases I/II foram divulgados na revista Lancet, sendo bastante animadores (confira aqui de forma mais detalhada).

A vacina encontra-se atualmente nas Fases II/III na Inglaterra, bem como em fase III aqui no Brasil, e na África do Sul. Segundo a AstraZeneca, a capacidade total de produção, em caso de aprovação da vacina, será de 2 milhões de doses.

O projeto pode entregar doses emergenciais já no mês de Outubro.
.

A vacina chinesa CoronaVac

Vacina para covid-19 Sinovac

A empresa china Sinovac desenvolveu vacina inativada chamada CoronaVac. Os resultados das fases I/II divulgados em junho mostraram que, dentre os 743 voluntários que receberam a vacina, não houve efeitos adversos graves e os participantes desenvolveram resposta imune.

A fase III da vacina foi lançada neste mês de Julho, aqui no Brasil. A companhia está trabalhando para ser capaz de produzir até 100 milhões de doses anualmente.
.

A vacina da Sinopharm também será testada no Brasil

Vacina para covid-19 Sinopharm

A empresa estatal chinesa Sinopharm também trabalha com vacina inativada, e os resultados divulgados mostraram segurança e produção de resposta imune. A vacina encontra-se em fase III, sendo testada nos Emirados Árabes Unidos.

O ministro da saúde de Abu Dhabi foi o primeiro a receber vacina. Um total de 15.000 voluntários são esperados, e a previsão é que a vacina esteja pronta até o final deste ano. O Paraná acaba de firmar acordo com a empresa e os testes também acontecerão aqui no Brasil.
.

A vacina do NIH

Vacina para covid-19 Moderna National Institutes of Health

A empresa moderna, em parceria com o National Institutes of Health (NIH), desenvolveu vacina que utiliza tecnologia baseada em RNA mensageiro (mRNA), para produzir proteínas virais no corpo.

A vacina foi capaz de proteger macacos contra a infecção pelo novo coronavírus, e resultados preliminares em humanos foram promissores.

Agora, a vacina encontra-se na fase III, que será testada em 89 locais nos EUA, em 30.000 participantes saudáveis. O dinheiro investido pelo governo americano nessa vacina se aproxima de 1 bilhão de dólares.
.

A vacina da Pfizer

Vacina para covid-19 BionNTech Pfizer Fosun Pharma

A empresa Pfizer, juntamente com a empresa alemã BioNTech e a farmacêutica chinesa Fosun Pharma, trabalham juntas também no desenvolvimento de vacina do tipo mRNA. As fases I/II, que aconteceram na Alemanha e nos EUA, tiveram resultados positivos.

Os voluntários produziram tanto resposta humoral como celular contra o SARS-CoV-2. Isto é, a vacina foi capaz de desencadear produção de anticorpos bem como de células T contra o vírus.

Alguns dos efeitos colaterais experimentados pelos participantes incluíram distúrbios do sono e dor no membro superior. A fase II/III foi anunciada e acontecerá, além dos países já mencionados, na Argentina e aqui no Brasil.

Se aprovada, a Pfizer afirmou que espera fornecer mais de 1.3 bilhão de doses ao redor do mundo até 2021. O presidente Donald Trump já concedeu contrato de 1.9 milhão de dólares para aquisição de 100 milhões de doses, com possibilidade de adquirir mais 500 milhões até Dezembro deste ano.

Fonte: Sanar Medicina