Covid-19 em idosos e crianças

Atualizado em 6/11/2020

Em extensas pesquisas feitas sobre COVID-19 e sua patogênese, muitos estudos descobriram que nem todos os indivíduos expostos são afetados e nem todos com uma infecção ativa desenvolvem doença grave. COVID -19 é dividida principalmente em três estágios: estágio I, um período de incubação assintomático que pode ou não conter o vírus em estado detectável; estágio II, período sintomático não grave com presença de vírus nas vias respiratórias superiores; estágio III, estágio sintomático respiratório grave com alta carga viral (trato respiratório inferior).

Muitos estudos relatam que o período de incubação do vírus é de 5 dias, enquanto o início dos sintomas pode ser de até 14 dias após a exposição, fornecendo assim uma base para a duração da quarentena / isolamento.

A idade é considerada um fator importante para o prognóstico de muitas doenças, incluindo COVID-19. Os pacientes que foram gravemente afetados e necessitaram de tratamento intenso tinham comorbidades e complicações subjacentes e eram significativamente mais velhos. Pacientes idosos com comorbidades não possuem um sistema imunológico eficaz em comparação com adultos saudáveis.

Crianças com infecção por COVID-19 apresentam sintomas semelhantes aos adultos, como febre, tosse seca, coriza e congestão nasal, náuseas, vômitos, diarreia, anosmia, dor abdominal e fadiga ou podem permanecer assintomáticas. As crianças respondem de maneira diferente à infecção por COVID-19 e é mais branda em comparação com os adultos. É hipotetizado que certos vírus na mucosa dos pulmões e vias aéreas, comumente vistos em crianças, poderiam limitar o crescimento de SARS-CoV-2 por interação direta de vírus para vírus e competição.

Porém, crianças são menos capazes de defesa mediada por células, pois não têm células de memória específicas para os coronavírus. Sejam sintomáticas ou não, essas células de memória são abundantes em adultos, pois foram expostos a muitas infecções respiratórias, como gripe, resfriado comum, etc., causadas por coronavírus causadores de resfriado comum. Mas no caso da COVID-19, as crianças são menos afetadas devido a vários motivos, como a presença de interações virais competitivas, vias imunológicas alternativas etc. ainda exigindo mais estudos para obter um conhecimento mais claro sobre o curso da doença em crianças.

Os sistemas imunológicos de crianças muito pequenas, pré-escolares e adolescentes variam. Bebês recém-nascidos têm anticorpos antivirais maternos que fornecem imunidade ativa contra vários vírus e doenças, incluindo COVID-19.

Embora COVID-19 se apresente em crianças em uma forma mais branda, as crianças afetadas não devem ser ignoradas. Descobriu-se que as crianças abrigam grandes quantidades de vírus e provavelmente podem transmitir o vírus mesmo quando são assintomáticas.
.

The intriguing course of coronavirus and its age dependent variation in the disease outcome-a concise update. Swetha, R.; Abilasha, R.; Premavathy, D.. International Journal of Research in Pharmaceutical Sciences ; 11(Special Issue 1):1075-1078, 2020.

Fonte: Microbiologando/UFRGS