Covid-19 e máscaras: dicas para famílias

Atualizado em 28/8/2020

O que saber sobre máscaras e como apresentá-las à sua família

As máscaras ajudam a impedir a propagação do vírus COVID-19, mas isso não as torna fáceis de serem apresentadas às crianças, como muitos pais têm descoberto.

A prática de usar máscara para reduzir a transmissão de germes tem uma longa história em alguns países. Mas para muitas famílias, 2020 será lembrado como a primeira vez que colocar uma máscara.

Se você nunca usou uma máscara antes, provavelmente terá muitas perguntas. Para ajudá-lo a tomar as melhores decisões para sua família, reunimos as informações mais recentes de especialistas sobre máscaras e COVID-19, como usar e cuidar das máscaras corretamente e ideias sobre como apresentá-las com sucesso a sua família:

Para obter informações gerais sobre COVID-19, seus sintomas, como se espalha e como se proteger e a seus filhos, leia COVID-19: O que os pais devem saber.
.

Por que usar máscara ou cobertura facial?

Uma das principais formas de propagação do COVID-19 é através de gotículas respiratórias que as pessoas expelem quando falam, cantam, tossem ou espirram. Enquanto a pesquisa está em andamento, agora sabemos que o vírus pode ser transmitido por pessoas que não apresentam sintomas, o que significa que algumas pessoas podem ser contagiosas e nem mesmo perceber.

Essa é uma das razões pelas quais o distanciamento físico é tão importante em locais onde COVID-19 é generalizado. Mas nem sempre é possível manter distância de outras pessoas em locais públicos lotados, razão pela qual o uso de uma máscara de tecido em tais ambientes é recomendado para proteção mútua.

Mas lembre-se, uma máscara por si só não impedirá a propagação de COVID-19 – todos nós precisamos continuar praticando o distanciamento físico e lavando as mãos com frequência. Seguindo essas etapas juntos, podemos vencer o COVID-19.
.

Que tipo de máscara devo comprar para minha família?

Máscaras não médicas (também chamadas de máscaras de tecido ou coberturas faciais): se você e sua família moram em um local onde o COVID-19 é comum e não têm sintomas de COVID-19, então as máscaras não médicas são recomendadas.

Máscaras médicas: As máscaras médicas são escassas no mundo todo por causa da pandemia. Eles são recomendados se você ou um membro da família corre maior risco de doença grave devido ao COVID-19 (pessoas com mais de 60 anos ou com problemas de saúde subjacentes) ou se você está cuidando de alguém com COVID-19. Uma máscara médica deve ser usada para proteger outras pessoas, se você tiver sintomas de COVID-19.
.

Que tipo de máscara de tecido é melhor?

As máscaras de tecido ou revestimentos faciais vêm em uma ampla variedade de materiais e podem ser algo que você faz em casa ou compra em uma loja. Embora a pesquisa sobre o uso de máscaras de tecido esteja em andamento, sua eficácia depende dos tipos de tecido usados ​​e do número de camadas. A Organização Mundial da Saúde recomenda três camadas compostas de:

  • uma camada interna de material absorvente, como algodão
  • uma camada intermediária de material não tecido, como polipropileno
  • uma camada externa de material não absorvente, como poliéster ou mistura de poliéster

Qualquer que seja o tipo de cobertura facial que você escolher, deve cobrir o nariz, a boca e o queixo e ser presa com laços ou laços elásticos.
.

Quando minha família deve usar uma máscara?

Verifique se as autoridades locais exigem que você use máscaras em certos ambientes e se há recomendações específicas para a idade onde você mora.

Se seus filhos devem usar máscara depende de vários fatores, incluindo a idade e a capacidade de usar a máscara de forma segura e adequada. Consulte o UNICEF e as orientações da Organização Mundial da Saúde para obter mais detalhes.

Se COVID-19 for comum em sua área, uma máscara de tecido deve ser usada em todos os ambientes públicos onde seja difícil manter uma distância física de outras pessoas, e sempre quando em espaços públicos internos. Evite, tanto quanto possível, lugares lotados e espaços fechados fechados com pouca ventilação.

Há muitas informações imprecisas sobre o uso de máscaras e COVID-19 circulando, então certifique-se de usar fontes confiáveis ​​como UNICEF, OMS e suas autoridades de saúde locais e nacionais ao tomar decisões que dizem respeito à saúde de sua família.
.

Quando você não deve usar uma máscara?

As máscaras não devem ser usadas por ninguém que não consiga remover a máscara sem ajuda, incluindo bebês e crianças pequenas, ou qualquer pessoa com dificuldade para respirar.

O UNICEF e a OMS recomendam que crianças com 5 anos ou menos não sejam obrigadas a usar máscaras. Isso se baseia na segurança da criança e reconhece que as crianças podem atingir marcos de desenvolvimento em diferentes idades.

Alguns países têm recomendações diferentes sobre o uso de máscara por crianças, por isso é importante verificar com as autoridades locais sobre quaisquer requisitos específicos de idade. Se eles exigirem que crianças de até 5 anos usem máscaras, você ou outro cuidador deve estar na linha de visão direta para supervisionar o uso seguro da máscara.

Se você ou um membro da família tem um problema de saúde ou deficiência que dificulta o uso de máscara, consulte seu médico para saber o que é melhor para você.

Ao se exercitar, escolha um lugar onde o uso de máscara não seja necessário, como em casa ou em um espaço (como ao ar livre) onde você possa manter uma distância física segura de outras pessoas. Crianças e adultos não devem usar máscara durante a prática de esportes ou atividades físicas, de forma que não comprometa a respiração. O suor também pode fazer a máscara ficar molhada, dificultando a respiração e o crescimento de germes.
.

O que devo procurar ao obter uma máscara para meus filhos?

Muitas máscaras são projetadas para adultos e não cabem bem em crianças. Se você for comprar máscaras, escolha uma que seja do tamanho adequado para seu filho. Esteja você comprando ou fazendo máscaras para seus filhos, verifique se eles cobrem a boca, o nariz e o queixo e não têm lacunas nas laterais ou bloqueiam a visão. Certifique-se de que eles podem respirar confortavelmente na máscara enquanto caminha rapidamente e fala.
.

Como limpar uma máscara de tecido

Lave as máscaras de tecido com sabão ou detergente, de preferência em água quente (pelo menos 60 graus Celsius) pelo menos uma vez ao dia. Se for lavar na máquina, use a configuração apropriada mais quente para o tipo de tecido. Se for lavar as mãos, use água quente com sabão. Após a lavagem, a máscara deve ser completamente seca antes de ser usada novamente. Guarde as máscaras em um saco limpo.
.

Conversando com seus filhos sobre máscaras

A pandemia COVID-19 perturbou a vida familiar em todo o mundo, causando estresse, ansiedade e tristeza. Compreensivelmente, as máscaras podem aumentar esses sentimentos para muitas crianças, especialmente em lugares onde não estão acostumadas a usar máscaras. Para crianças menores em particular, o uso de máscara pode ser confuso e perturbador.

Se sua família nunca usou máscaras antes, é importante abordar isso de uma forma aberta e solidária com seus filhos. O uso de máscaras está desenvolvendo um hábito, portanto, lembretes contínuos e um comportamento consistente serão essenciais. Também é importante lembrar a seus filhos que uma máscara deve sempre ser combinada com outras precauções importantes (como distanciamento físico, lavagem frequente das mãos) para proteger a si mesmos e a todos os outros.

Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a apresentar as máscaras para sua família:

Seja honesto.

Use uma linguagem apropriada à idade e seja sensível ao nível de ansiedade de seus filhos. Reconheça que as máscaras não são muito divertidas para nenhum de nós. Mas explique como, usando máscaras, podemos ajudar a manter as pessoas ao nosso redor seguras, incluindo membros mais velhos e mais vulneráveis ​​da sociedade. Usar uma máscara mostra que nos preocupamos uns com os outros.

Lembre-os de que existem muitos especialistas trabalhando arduamente para impedir o COVID-19, mas eles precisam da nossa ajuda e isso significa tomar todas as precauções.

E é importante para todos nós lembrarmos que usar uma máscara por si só não nos deixa seguros, precisamos continuar lavando nossas mãos com frequência e mantendo distância de pessoas fora de nossas casas.
.

Ouça e mostre empatia

Pergunte a seus filhos o que eles pensam e procure sinais de ansiedade, como uma mudança em sua linguagem corporal ou tom de voz. Responda às perguntas deles da melhor maneira possível. Não há problema em não saber todas as respostas – esta é uma situação nova para todos nós. Lembre-os de que eles podem sempre entrar em contato com você com perguntas ou preocupações a qualquer momento. Verifique regularmente como eles estão se sentindo. Dependendo da idade, você pode perguntar o que estão ouvindo de amigos para iniciar a conversa e se certificar de que tenham informações confiáveis.
.

Comece em casa

Experimente usar as máscaras em casa por um tempo juntos e, gradualmente, ganhe tempo para ajudar seus filhos a se acostumarem a usar uma. Usando a lista de verificação acima, pratique colocar, usar e tirar as máscaras juntos.

Lembre-se de que crianças mais novas confiam mais em sinais de comunicação visual, como sorrir, então, pratique sorrir com máscaras e considere como seu tom de voz pode ajudar. Você também pode colocar uma máscara em um bicho de pelúcia favorito com eles para ajudar as máscaras a parecerem mais familiares.
.

Envolva seus filhos

As máscaras vêm em várias cores e designs e as crianças as verão como uma oportunidade de se expressar. Tente transformar a escolha de uma máscara ou tecido em uma atividade divertida e envolva-os tanto quanto possível. Lembre-se, quanto mais seus filhos gostarem da aparência de suas máscaras, maior será a probabilidade de eles as usarem, mesmo quando você não estiver por perto.
.

Ser consistente

O uso de máscara bem-sucedido significa desenvolver um novo hábito, portanto, modelar o comportamento correto e a repetição são essenciais. Encontre maneiras de repetir a importância de usar uma máscara corretamente e incentive sua família a lembrar uns aos outros se vocês virem algo que não está certo. As crianças são rápidas em identificar inconsistências, portanto, esteja atento ao exemplo que você dá e incentive parentes e amigos em sua família a seguir as recomendações sobre o uso de máscaras também.
.

Fonte: Unicef

.

.

.