Covid-19: Como descartar corretamente máscaras e luvas?

Atualizado em 24/11/2020

Saber descartar corretamente máscaras e luvas descartáveis é extremamente importante para não proliferar ainda mais o novo Coronavírus. Se máscaras e luvas forem jogadas fora de qualquer jeito, ela pode acabar nos barracões de lixo reciclável e colocar em risco a vida de trabalhadores.

Mesmo usando equipamentos de proteção, se eles encostarem numa máscara contaminada e levarem a mão ao rosto, podem ser infectados pela Covid-19. Uma precaução necessária para diminuir riscos, e a solução do problema vem de casa. Existe um jeito certo – e seguro – para descartar a máscara, segundo orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Para o descarte é preciso usar dois saquinhos plásticos – um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, segure apenas pelo elástico e lave as mãos antes e depois. Com a máscara dentro dos saquinhos plásticos, é só amarrar bem e jogar no lixo do banheiro.

Essa dica serve para máscaras descartáveis, já as máscaras de pano precisam ser lavadas, sempre depois de utilizada. Dá para usar água e sabão ou deixar de molho, por 30 minutos, numa solução de água com água sanitária. Depois, é só deixar secar.

.

Fonte: Camara Municipal de Canoinhas/SC