Coronavírus e viagens: o que você precisa saber

Atualizado em 25/11/2020

Aos poucos, as medidas em relação ao coronavírus estão sendo flexibilizadas ao redor do mundo. Argentina, Colômbia e Paraguai retomaram os voos. Porém, vários países voltaram a fechar, como é o caso da Alemanha, da França e da Itália, que aumentaram as restrições em função da segunda onda de contágio. Saiba mais!
.

Atualizações sobre o coronavírus

As informações mudam todos os dias, o que pode dificultar o acompanhamento dos fatos mais relevantes para você. Estamos atualizando essa página constantemente com os novos desdobramentos do surto do novo coronavírus, também conhecido como Covid-19. Trazemos desde restrições de viagem a políticas de remarcação e cancelamento das companhias aéreas. Caso precise dessa página agora ou em um futuro próximo, vale a pena salvá-la em seus favoritos.

Aconselhamos que você leia e siga as dicas e recomendações das autoridades e governos locais, como Ministério da Saúde, bem como as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma fonte reconhecida e confiável de notícias e informações a nível global.

.

Recomendações do governo em relação ao Covid-19 e situação no Brasil

O Brasil não tem restrições de viagem em relação ao coronavírus.

Em relação aos cuidados, confira medidas gerais de prevenção contra o coronavírus destacadas pelo Ministério da Saúde e a Anvisa:

  • Avalie a necessidade real da viagem e adie, se possível. Se for inevitável, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais;
  • Use máscara em locais públicos;
  • Lave as mãos com sabão e água e use álcool em gel 70% quando não há água corrente nem sabão;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite aglomerações;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais.

O Ministério da Saúde recomenda que, se você estiver com sintomas compatíveis com a COVID-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, deve evitar o contato físico com outras pessoas e buscar imediatamente atendimento nos serviços de saúde.

A mesma recomendação vale para quem esteve recentemente em viagens nacionais ou internacionais: reforçar os hábitos de higiene e proteção e, caso apresente sintomas de gripe, buscar atendimento. Leia mais aqui, no tópico “Como se proteger“.

Para mais informações e orientações sobre o coronavírus, ligue para o número 136 e fale com o Disque Saúde. O número funciona em qualquer região do Brasil.

.

Coronavírus: proibições e restrições de viagem por país

Para moderar a disseminação do COVID-19, muitos países impuseram restrições à entrada de viajantes ou fecharam totalmente suas fronteiras. Se você estiver viajando durante este período, é importante estar atualizado sobre os requisitos de entrada para que você não tenha problemas com a alfândega no aeroporto.

No momento, segundo nosso mapa global de restrições, a situação é a seguinte:

  • 14 países estão com restrições leves para receber brasileiros – o que significa que você pode viajar livremente e provavelmente não precisará ficar em quarentena quando chegar ou retornar;
  • 96 países estão com restrições moderadas – ou seja, viajar é possível desde que você atenda a certos requisitos de entrada, que podem incluir um teste para Covid-19. Você também pode ser obrigado a fazer quarentena na chegada e/ou retorno;
  • 115 países estão com restrições fortes – nesse nível de restrição, as viagens podem estar suspensas, o país pode estar fechado ou a entrada só é permitida para cidadãos e/ou se você atender a requisitos rígidos.
  • 9 países com restrições desconhecidas – tais destinos não divulgaram informações sobre suas restrições de viagem.

Veja agora mesmo quais são os países para onde você pode viajar agora e quais são as exigências de cada um! Confira nosso mapa global para descobrir as últimas restrições de viagem para brasileiros:

.

Cancelamento das linhas aéreas e as políticas de alteração por conta do coronavírus

Confira abaixo as políticas de remarcação e cancelamento das companhias aéreas mais buscadas no Brasil. Basta clicar no nome da companhia e você será redirecionado para saber mais detalhes.

Atenção: o uso de máscara para viajar é obrigatório para voar e transitar por aeroportos durante a pandemia. Além disso, as companhias aéreas estão com novas normas em relação a bagagem e ao serviço de bordo e outras condições de embarque. Confira os detalhes e exigências com antecedência e prepare seu checklist de viagem durante o coronavírus.
.

GOL Linhas Aéreas

Mês a mês, a GOL está readequando sua malha aérea. Em setembro, além de retomar mais alguns voos nacionais, a companhia voltou a oferecer voos internacionais a partir de São Paulo (GRU) para Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, Santa Cruz de la Sierra, Lima e Santiago, e a partir do Rio de Janeiro (GIG) para Buenos Aires, Córdoba e Rosario. Saiba mais no site da GOL.
.

LATAM

Em outubro, a LATAM Airlines Group S.A. aumentou em 42% suas operações nacionais e internacionais. Destinos como Bogotá, Montevidéu e Buenos Aires foram os voos retomados. Confira as rotas realizadas no site.
.

Azul Linhas Aéreas

Em novembro, 96 cidades receberão voos da Azul – a empresa já está operando grande parte de seus voos nacionais e alguns internacionais. Para conferir os voos em operação, acesse o site da linha aérea.

No dia 12 de agosto, a Azul começou a operar 29 rotas domésticas compartilhadas com a LATAM. Por meio do sistema codeshare, as duas companhias pretendem ampliar a operação para 64 rotas no total. Dessa forma, o passageiro pode comprar ou na Azul ou na LATAM e voar com qualquer uma das duas, dependendo do trecho.

As rotas disponíveis podem sofrer ajustes a qualquer momento e os passageiros são informados por e-mail ou SMS.
.

Aerolíneas Argentinas

Depois de muitos meses com voos suspensos, a Aerolíneas Argentinas retomou as viagens domésticas apenas para trabalhadores de atividades essenciais. Para os viajantes brasileiros, a boa nova é que em novembro o país reabriu para viagens aéreas vindas do Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia – as regras para a entrada no país você confere no nosso mapa de restrições de viagem.

Os voos autorizados chegam apenas pelo Aeroporto Internacional de Ezeiza, e a permanência de turistas é permitida apenas em Bueno Aires e região metropolitana. É importante destacar que, apesar da reabertura, a Argentina segue com altos números de contaminação por coronavírus.
.

TAP Air Portugal

A cada mês, a TAP intensifica suas rotas internacionais e nacionais. Em outubro, além dos voos entre Lisboa e as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Brasília e Salvador, incluiu voos para Maceió. A rota entre Porto e Rio de Janeiro também segue ativa. Você pode conferir a lista completa dos destinos operados pela TAP aqui.
.

Ryanair

A Ryanair já opera com cerca de 40% da sua capacidade e está bastante flexível em relação a remarcações e créditos. Viajantes que tiverem voos cancelados pela companhia, serão notificados por e-mail e SMS e terão a opção de receber um voucher de viagem, reembolso ou remarcação de sua viagem.
.

Iberia

A Iberia vem aumentando suas rotas nacionais e internacionais. E já chegou a vez de retomar os voos para o Brasil: desde 3 de setembro, viagens entre São Paulo (GRU) e Madri são feitas três vezes por semana. Para conferir todas as rotas, acesse o site da linha aérea.
.

Alitalia

A companhia está aumentando aos poucos o número de rotas e voos. Confira as informações completas no site da Alitalia.
.

Lufthansa

Em função da nova onda de contágios na Europa, a Lufthansa teve que pausar a retomada de voos planejada para o final do ano. A companhia espera manter pelo menos 50% dos seus voos pela Europa funcionando – e deve atualizar a frequência da rota São Paulo-Frankfurt apenas em dezembro.
.

EasyJet

A EasyJet está gradualmente retomando seus voos. A companhia dispõe de muitas facilidades para remarcação das viagens ou créditos para viagens futuras.
.

American Airlines

Desde 1° de julho, a American Airlines não restringe mais a capacidade dos voos. Segundo a companhia aérea, os passageiros que fizerem reserva em voos lotados serão notificados e poderão mudar suas reservas sem nenhum custo.

Para acompanhar as atualizações dos voos, acesse o site de notícias da companhia.
.

KLM

A KLM restaurou gradualmente sua malha aérea e deve chegar a 152 destinos até o fim do mês, incluindo algumas cidades brasileiras. Você encontra a programação válida até 06 de dezembro de 2020 no site da companhia.
.

Air France

A Air France planeja atender, até o final de 2020, cerca de 70 destinos europeus e 100 em outros países do mundo. Atualmente, a companhia está voando para Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Você pode conferir o cronograma de voos nessa página.
.

Vueling Airlines

A Vueling tem sido uma das companhias mais flexíveis durante a pandemia, com regras simplificadas para remarcação e cancelamento de voos. A cia informa por e-mail e SMS sobre alterações ou cancelamentos nos voos por conta do coronavírus e encaminha opções disponíveis para voos não cancelados.
.

Turkish Airlines

A Turkish Airlines, outra companhia super flexível em relação a remarcação e cancelamento de voos, já retomou suas operações internacionais. Você pode conferir o plano de voos aqui.

A flexibilidade para alterações continua para reservas feitas entre 21 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2020. Confira os detalhes abaixo.
.
.

Coronavírus e viagem: principais dúvidas respondidas

Para lidar com a situação, esclarecemos abaixo dúvidas dos viajantes:
.

Como me proteger durante as viagens?

Há uma série de precauções que você pode tomar para se manter protegido do coronavírus durante uma viagem. Lavar as mãos com sabão e água e usar álcool em gel, evitar tocar olhos, boca e nariz, usar máscara de proteção e manter o distanciamento social são os principais cuidados. Leia mais dicas da OMS.
.

Quero cancelar minha viagem por causa do coronavírus. Como faço para conseguir o reembolso?

O primeiro passo é entrar em contato com a linha aérea, hotel ou agência de viagem com a qual você fez suas reservas. Não tem certeza de qual empresa você contratou? Você pode encontrar o nome no extrato do banco ou do cartão de crédito, bem como no e-mail recebido para confirmar sua reserva. Você encontrará mais detalhes, incluindo informações de contato, em nossa página de suporte.
.

Meu voo foi cancelado por causa do coronavírus. Como consigo reembolso?

Ligue para a companhia aérea ou seu agente de viagens online. Com tantas viagens sendo alteradas, pode demorar mais que o normal para falar com alguém e conseguir ajuda. Várias empresas estão facilitando o atendimento online, justamente para evitar longas esperas no telefone. Se o provedor informar que não haverá reembolso ou que deixou de operar, vale entrar em contato com a administradora do cartão de crédito, se usou essa forma de pagamento. Se tiver seguro-viagem, entre em contato também com sua seguradora.
.

Meu seguro viagem pode cobrir cancelamentos por conta do coronavírus?

Tudo depende da política da empresa. Confira as informações no site ou ligue diretamente para a companhia e esclareça suas dúvidas.
Para saber mais sobre perguntas frequentes, clique aqui. A página está em inglês, mas você pode traduzi-la diretamente no seu navegador.
.

Importante!

Esta página foi atualizada pela última vez em 24/11/2020. As informações desta página estavam corretas no momento da publicação. No entanto, dada a natureza da crise do COVID-19, as informações variam de acordo com o local, mudam a curto prazo e com o tempo. Faremos o possível para manter esta página atualizada, mas isso não pode ser garantido.

Esta página foi criada apenas para orientação geral e não foi projetada diretamente para você nem exibe quaisquer circunstâncias específicas relevantes apenas para você. É altamente recomendável que você verifique os conselhos de viagem mais recentes do governo antes de viajar ou tomar qualquer decisão de viajar.
.

Fonte: Skyscanner