Coronavírus: Boas práticas para adotar em sua empresa
Atualizado em 13/7/2020
O Coronavírus se tornou uma preocupação mundial e, mais do que nunca, é preciso redobrar os cuidados com a higiene para evitar a contaminação do vírus e sua propagação.
As principais recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) são:
-
Distanciamento e isolamento social
-
Uso de máscaras faciais
-
Higienização constante das mãos e braços.
Confira abaixo algumas dicas de boas práticas para evitar o contágio de COVID-19entre seus colaboradores e clientes:
O perigo pode estar em qualquer lugar
Além do período de incubação do coronavírus, que pode levar de 4 a 14 dias, muitas pessoas podem estar infectadas, porém assintomáticas. Para evitar problemas, nunca descarte a possibilidade de ter alguém infectado no ambiente de trabalho.
Fique atento às recomendações e decretos estaduais
Cada estado brasileiro tem seus decretos levando em consideração a condição de saúde da população. Por isso, deve-se ficar atento também às regras de cada município e Estado para saber quais tipos de estabelecimentos podem abrir as portas ou quais devem seguir a quarentena fechados.
Recepção de colaboradores e clientes
Caso seu estabelecimento esteja permitido a continuar em pleno funcionamento, dobre a segurança de quem precisa transitar por ele.
Disponibilize logo na entrada álcool em gel para a limpeza das mãos e álcool 70%para higienizar os calçados. Além disso, é imprescindível a utilização de máscara de todos os profissionais e clientes.
Se possível, evite também que mais de uma pessoa de um grupo entre no estabelecimento por vez, para evitar aglomerações e filas. Esse procedimento evita a contaminação cruzada. Para isso, você também deve organizar a escala de trabalho respeitando ao máximo o distanciamento, principalmente se há algum colaborador no grupo de risco.
Higienização do estabelecimento
A higienização é item fundamental e deve ser feita todos os dias antes do estabelecimento abrir. Segue abaixo algumas recomendações para prevenção à COVID-19:
-
Utilize água e sabão para a limpeza do chão. Pode-se também utilizar solução de água sanitária seguindo a seguinte medida: 50ml de água sanitária para 1L de água;
-
Não use tapetes e toalhas no estabelecimento, apenas toalhas de papel;
-
Mantenha uma rotina de limpeza de puxadores, maçanetas, em materiais de escritório, como telefones e computadores, e também na maquineta de cartão de crédito;
-
Incentive a higienização das mãos de seus colaboradores e distribua álcool em gel.
Disponibilize orientações ao cliente e colaboradores
Nesse momento a comunicação também é um item essencial de saúde. Sempre deixe o cliente ciente das medidas de segurança e estabeleça regras, como o uso de máscaras e o distanciamento social.
Além disso, promova a conscientização de colaboradores para manter os cuidados, como por exemplo:
-
Uso de máscara obrigatório;
-
Utilizar cabelos amarrados e evitar adereços, como relógios, cordões e anéis;
-
Uso de farda que possa ser lavada diariamente com água sanitária;
-
Proibir o compartilhamento de itens pessoais;
-
Verificar a temperatura dos colaboradores diariamente com termômetro de testa.
Fonte: Sebrae