Conheça 3 tecnologias anticovid essenciais para manter a segurança nos estabelecimentos comerciais

Atualizado em 6/10/2020

Medição de temperatura em grupo, identificação do uso de máscaras e lotação máxima de pessoas são alguns dos recursos dos dispositivos

Desde que foi decretada a pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) empresas têm readaptado a rotina para incorporar as medidas de segurança impostas pelas autoridades e, assim, conter o avanço da doença pelo país. Principalmente agora, que chegou a fase de reabertura do comércio. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese) com indústrias, distribuidores e prestadores de serviço do Brasil, mostrou que 40% das empresas notaram o aumento da procura por soluções de segurança relacionadas com a prevenção à covid-19.

Pensando em ajudar os comerciantes e donos de negócios em geral a manter os cuidados e seguir os protocolos de segurança no atendimento presencial, o tecnólogo Rubens Branchini e Diretor Comercial da Dealer Shop, Distribuidora de Soluções em Projetos e Produtos de Segurança Eletrônica listou três principais tecnologias anticovid que todo estabelecimento deve ter para ampliar a sensação de segurança de seus clientes e funcionários:
.


.
Câmeras termográficas:

Facilitam a medição de temperatura das pessoas em lugares de grande movimento, por serem fixadas na entrada dos estabelecimentos e evitarem aglomeração (diferente daqueles aparelhos manuais, que tornam inviável a aferição de pessoa por pessoa). As câmeras conseguem medir a temperatura de até 15 clientes ao mesmo tempo e se alguém estiver com a temperatura de 37,8 graus ou mais, disparam um alerta. Branchini ressalta que se as câmeras alertarem para alta temperatura, fica a critério do estabelecimento definir quem pode ou não entrar. “Se o espaço respeitar distanciamento, o parâmetro definido pode ser o de aceitar quem está com a temperatura apenas um pouco mais alta, mas obrigatoriamente de máscara”, destaca.
.

Direct Flow – Dispositivo que controla a entrada e acusa lotação máxima de pessoas:

Colocado geralmente na porta dos estabelecimentos, o sistema direct flow (fluxo direto) é um painel que avisa quantas pessoas ainda cabem no ambiente, autorizando apenas o limite programado. Depois disso, avisa aos consumidores que eles vão precisar esperar mais um pouquinho para entrar. O dono do estabelecimento pode receber informações online sobre a lotação.  É possível ainda entregar dados mais detalhados do monitoramento como horários em que o local foi mais procurado, quando há mais homens ou mulheres na loja ou quais as vitrines chamam mais a atenção.
.

Câmeras de reconhecimento facial e identificação do uso de máscaras:

As câmeras que fazem o controle de acesso facial liberam as catracas sem que o funcionário ou convidado precise tocá-la. E, em tempos de pandemia, ainda mede a temperatura e checa se a pessoa está sem febre. De acordo com Branchini, a escolha é ideal para condomínios residenciais, centros empresariais ou clubes. “Você faz o pré-cadastro dos que frequentam o local e eles nem precisam avisar o porteiro”, afirma o especialista.
.

Fonte: Jornal de Uberaba