Como evitar contágio de Covid-19 no trabalho

Atualizado em 13/7/2020

Guia de boas práticas para evitar contaminação com COVID-19 desde sua saída de casa até o retorno 

Agora que o número de casos do novo Coronavírus tem aumentado no Brasil, todos somos potenciais infectados e todas as superfícies são possíveis fontes de contágio. Mas, muitos técnicos de manutenção continuam na ativa para manter estruturas essenciais em funcionamento. Se é o seu caso, siga a nossa lista de boas práticas para se proteger do COVID-19 no trabalho e sair ileso desta guerra. 

Como evitar a COVID-19 no percurso de casa para o trabalho 

É impossível saber se o seu vizinho é tão cuidadoso quanto você, não é mesmo? A proteção contra o Coronavírus começa ainda antes de sair do seu prédio. Se você usa um carro da empresa, tenha cuidados redobrados:

1. Use um lenço ou guardanapo de papel para tocar nas maçanetas das portas. Se mora em um prédio, faça o mesmo ao apertar os botões do elevador.

2. Se vai de transporte público até o trabalho, evite tocar nas barras de apoio. Sempre que possível, tente manter uma distância de segurança de um metro e meio de outros passageiros.

3. Se dirige um carro da empresa que não é usado apenas por você, é prudente passar um papel umedecido com desinfetante ou álcool 70% no volante, na marcha, nos botões, no rádio e no assento do motorista. A limpeza do carro deve ser sempre feita com papéis ou panos úmidos e nunca a seco. Evite usar o ar-condicionado e ande com o vidro aberto para manter o carro arejado.

4. No caso de equipes que trabalham juntas no mesmo carro, é aconselhável não viajar lado a lado. Por exemplo, num veículo para 5 pessoas, o condutor deve ir sozinho na frente, com o passageiro no banco de trás.

Como se proteger da COVID-19 no trabalho 

Antes de começar uma tarefa, tente todas as possibilidades de assistência remota e por videochamada. Mas, caso não seja possível e você tenha que fazer uma intervenção in loco, estas são algumas medidas que deve adotar para evitar o contágio:

1. Dispense os cumprimentos e os apertos de mão. 

2. Mantenha uma distância de, pelo menos, 1,5 metros dos outros trabalhadores. A distância ideal, especialmente em locais onde o ar-condicionado pode ajudar a propagar as partículas pelo ar, é entre 3 a 4 metros. Se achar necessário, entre em contato com o responsável no dia anterior para relembrar que o espaço de trabalho deve estar desimpedido ou desocupado.

3. Para evitar contaminar e ser contaminado, use luvas de nitrilo enquanto efetua a reparação. Nunca use luvas de um tamanho superior ao seu, pois a folga no pulso irá comprometer a sua segurança. 

4. Se tiver materiais de limpeza à sua disposição, desinfete qualquer ferramenta que tenha estado em contato com potenciais focos de infecção. Lembre-se de espaços perigosos, como elevadores, botões, maçanetas e puxadores, terminais de pagamento automático, teclados e mouses, interruptores, etc.

5. As luvas devem ser de utilização única e você deve removê-las com segurança no fim do uso (veja aqui como colocar e retirar as luvas). Depois, jogue fora em um lixo para materiais contaminados ou de risco biológico. Se não existir uma lixeira dessa no local, coloque-as num saco de plástico fechado e jogue no lixo normal. Depois, por precaução, lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. 

6. As máscaras e viseiras são recomendadas, especialmente se trabalhar com extratores de ar, recuperadores de calor ou equipamentos que fazem a recirculação do ar, já que todos eles podem ser reservatórios de partículas que contenham o vírus

7. Quando utilizar o banheiro, ou se estiver trabalhando em um, acione a descarga com a tampa do vaso fechada para evitar a dispersão de partículas pelo ar. Além disso, use um lenço ou papel para tocar na descarga, maçanetas e nas torneiras. 

8. Se você leva almoço para o trabalho, leve também os seus próprios talheres. Não use louças nem talheres compartilhados, a menos que a empresa disponha de uma máquina de lavar louças com água quente a, pelo menos, 60ºC.  

9. Go contactless. Sempre que possível, substitua o papel por documentos digitais! Use todas as ferramentas ao seu dispor para evitar o contacto próximo com colegas e clientes (por exemplo, descrever os danos de um equipamento em detalhes evita que alguém tenha que mostrá-los pessoalmente). 

10. Se vai fazer algum trabalho de manutenção ou reparação numa unidade de saúde dentro de um espaço sem qualquer caso de Coronavírus, você pode usar o seu equipamento habitual. Já para áreas com pacientes da doença e urgências, você deve estar equipado com um material de proteção impermeável, máscara cirúrgica e óculos protetores ou viseiras. Embora possa ser tentador usar sempre máscara e luvas, lembre-se que estes materiais devem ser usados apenas por profissionais que acessam áreas que recebem pacientes. Dessa forma, não os use sem necessidade. 

11. Ao ir embora, desinfete sempre as mãos antes de voltar ao carro. Repita estas precauções ao longo de todos os trabalhos do dia. 

Como evitar levar a COVID-19 para casa

No final do dia, assuma que tudo em que tocou está contaminado e tenha cuidados redobrados para não levar o novo Coronavírus para casa: 

1. Crie uma “zona de descontaminação” na entrada de casa. Deixe os seus sapatos junto da porta e coloque a roupa de trabalho em um cesto ou uma bacia. Se não gostar de andar descalço, deixe chinelos “descontaminados” neste espaço de transição!

2. Em seguida, lave as mãos com água e sabão e desinfete os objetos que usou ao longo do dia – como o celular e suas chaves — com uma solução de álcool 70%.

3. A roupa e o uniforme de trabalho devem ficar sempre nesse cesto na entrada. Eles devem ser lavados separadamente na máquina e na maior temperatura que os tecidos suportarem (se possível, a 60ºC). Tente lavar e trocar o uniforme todos os dias, já que o vírus pode sobreviver nos tecidos depois de encostar em cadeiras, paredes e outras superfícies contaminadas.

4. Se esteve em contacto com várias pessoas ou com os braços expostos, tome um banho. Água corrente com sabão são suficientes para eliminar o coronavírus da sua pele. Descanse e recomece amanhã. 

Fonte: Infraspeak