Cidades de MG sem casos de Covid-19 reforçam cuidados para manter doença longe

Atualizado em 9/9/2020

Seis meses após primeiro caso confirmado da doença no Estado, apenas 13 dos 853 municípios mineiros não têm registros de coronavírus

Seis meses após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Minas Gerais, o coronavírus chegou a 840 dos 853 municípios mineiros, de acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (8) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A doença avança pelo território a cada dia, e apenas 13 cidades, o que corresponde a 1,52% do total, conseguiram permanecer livres dela até o momento. Com estrutura básica de saúde na maioria dos casos e dependentes de outras cidades para atendimento de casos mais complexos, esses municípios têm reforçado os cuidados para manter o vírus fora de suas fronteiras.

Todas as cidades sem registros de coronavírus possuem menos de 10 mil habitantes. Das 13, nove têm menos de 5.000 moradores. Elas estão distribuídas em sete regiões do Estado.

O maior município livre da Covid-19 em Minas Gerais é Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, com 9.215 habitantes. A prefeitura implantou barreiras sanitárias para orientar os motoristas e higienizar os veículos, colocou carros de som nas ruas para informar a população e capacitou profissionais da saúde. Todos os visitantes que chegam à cidade são monitorados por telefone e qualquer caso de síndrome gripal, independentemente da gravidade dos sintomas, é testado.

Mas, segundo a enfermeira referência técnica de Covid-19 na cidade, Laiza Torres, manter a doença longe é algo complexo, principalmente agora que a população está mais “relaxada” em relação ao isolamento social. “Agora está sendo bem difícil conter, a gente está contando com o apoio da Polícia Militar para intervir. Os adolescentes vão para a praça, alguns não usam máscara, e a polícia faz a ronda ali para que essas pessoas não fiquem tão expostas”, conta. Os bares seguem fechados em Coronel Murta.

Outro município que integra a lista positiva é Botumirim, no Norte de Minas, com 6.288 habitantes. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Oliveira, a adoção de medidas preventivas logo no início da pandemia contribuiu para o quadro atual. “Nós entramos na guerra contra a Covid-19 bem antes dos outros municípios menores da região, com barreiras sanitárias e testagem da população”, diz.

A preocupação da cidade agora é com o turismo. Neste feriado de 7 de setembro, muitos visitantes estiveram em Botumirim para visitar o ponto turístico de Rio do Peixe. “Acho que as pessoas ouvem falar que Botumirim não registrou nenhum caso e se sentem mais confortáveis em vir para cá. Estamos pensando em fechar o Rio do Peixe completamente”, afirma.

Pedro Teixeira, na Zona da Mata, também está na lista dos municípios sem casos confirmados de coronavírus — atualmente, não há nem mesmo registros suspeitos. Para a secretária municipal de Saúde, Helen Cristina Alves, o fato de a cidade ser pequena, com pouco mais de 1.800 habitantes, facilita o controle e a garantia do cumprimento das medidas de prevenção. A conscientização da população sobre a necessidade do isolamento social foi essencial.

“Divulgamos muitos informativos pedindo para a população ficar em casa, não receber parentes de fora no final de semana. Distribuímos máscaras para a população carente, tentamos fechar tudo e ficou bastante tempo dessa forma. Teve um período em que não se via ninguém na rua, as pessoas só saíam mesmo em caso extremo, as crianças ficaram bem controladas em casa. Sempre que as pessoas relaxavam, a gente voltava a reforçar as medidas de prevenção, e assim fomos conseguindo controlar bem”, afirma. Hoje, a maioria dos setores está autorizado a funcionar na cidade, mas com uma série de regras e restrições.

Saiba mais. Atualmente, Minas Gerais tem 236.663 casos e 5.877 óbitos confirmados por Covid-19. O primeiro caso da doença no Estado foi confirmado há exatos seis meses, no dia 8 de março, em Divinópolis.
.

Veja a lista de cidades sem casos de coronavírus em Minas Gerais:

Cidade/ População*
Aracitaba (Zona da Mata)/ 2.059
2. Botumirim (Norte)/ 6.288
3. Camacho (Centro-Oeste)/ 2.869
4. Cantagalo (Rio Doce)/ 4.551
5. Cedro do Abaeté (Central)/ 1.157
6. Coronel Murta (Vale do Jequitinhonha)/ 9.215
7. Fama (Sul)/ 2.376
8. Pedro Teixeira (Zona da Mata)/ 1.806
9. Queluzito (Central)/ 1.943
10. Santana do Garambéu (Central)/ 2.476
11. São João do Pacuí (Norte)/ 4.448
12. São Tomé das Letras (Sul)/ 7.120
13. Veredinha (Vale do Jequitinhonha)/ 5.727

* População estimada em 2020 pelo IBGE
.

Fonte: O Tempo