Calor pede máscara extra ao sair de casa, alertam especialistas

Atualizado em 21/9/2020

O calorão não dispensa ninguém de usar máscara para evitar a transmissão do novo coronavírus. Pelo contrário: devido às altas temperaturas, o recomendável é reforçar o estoque da proteção e andar sempre com um acessório a mais no bolso. Enquanto a vacina contra a Covid não chega, o equipamento, assim como o distanciamento social e a higiene das mãos, segue apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos meios mais eficazes contra a doença.

Os 4,5 milhões de diagnósticos positivos e as mais de 135 mil mortes pela doença no Brasil, dados que colocam o país entre os três mais atingidos pela pandemia, é o que determina que todas as pessoas tenham que usar máscara sempre que saírem de casa, reforça a doutora em Fisiologia e mestre em Atividade Física e Saúde Daisy Motta. “A gente está em outra realidade”, enfatiza.

Neste calor, a recomendação do infectologista Carlos Starling, integrante do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 em Belo Horizonte, é que as pessoas levem máscara extra ao irem à rua, para trocar quando a primeira estiver molhada. “E continuem evitando aglomeração”, reforça.

“Quem for se exercitar ao ar livre, além de usar máscara, deve manter uma distância de pelo menos cinco metros das outras pessoas. É preciso ter todo o cuidado possível”, reforça Starling.

O também infectologista Unaí Tupinambás, companheiro de Starling no comitê de combate à Covid-19 em BH, concorda que, nesta época de altas temperaturas, quando as máscaras ficam úmidas com maior facilidade, é preciso revezá-las mais vezes.

“Uma possibilidade é o uso do protetor facial, chamado face shield, aquele transparente, que pode ser mais confortável e obter mais adesão (da população)”, pondera o especialista, dizendo que as mesmas indicações valem para quem vai praticar exercícios físicos.

A doutora em Fisiatria Daisy Motta reforça que o desconforto causado pelo calor ocorre com ou sem o uso do EPI,
.

Novos picos

Um estudo divulgado em junho na publicação científica internacional The Royal Society aponta que o uso dos equipamentos de proteção individual por 100% da população, em ambientes públicos, pode colaborar para evitar novos picos de infecção pela Covid-19 a partir da flexibilização das diversas atividades. “Minha máscara protege você, sua máscara me protege”, alerta a pesquisa.
.

Fonte: Hoje Em Dia