A importância da máscara facial

Atualizado em 17/7/2020

Atendidos por pessoas com Covid-19 e de máscara, clientes não tiveram sintomas

O uso correto da máscara pode reduzir a propagação do novo coronavírus e é uma das melhores contribuições da população para o controle da pandemia. Lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos e manter hábitos de higiene também contribuem de forma efetiva para o controle da disseminação da infecção.

O importante papel da máscara para o controle da pandemia é apresentado na pesquisa Morbidity and Mortality Weekly Report, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, pelo médico M. Joshua Hendrix e colaboradores.

Cento e trinta e nove pessoas foram expostas a dois cabeleireiros portadores de Covid-19 confirmados e sintomáticos de um salão de beleza da cidade de Springfield, Missouri. Tanto os profissionais quanto os clientes usavam máscaras. Nenhum dos clientes apresentou sintomas.

Para os autores, os achados na pesquisa apoiam o papel do controle da fonte de infecção na prevenção da transmissão e colaboram para o efetivo desenvolvimento de políticas de saúde pública durante a pandemia de Covid-19.

Os autores citam dados ainda não publicados de C. T. Leffler, da Virginia Commonwealth University, referentes a países que não recomendaram o uso de máscaras faciais. Nesses países, a mortalidade relacionada à Covid-19 aumentou a cada semana em 54,3%.