Unicef intensifica apoio a municípios da Amazônia e do Semiárido para o enfrentamento da Covid-19

Atualizado em 5/8/2020

Em resposta à tendência de interiorização da pandemia da COVID-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e seus parceiros no Brasil intensificarão a atuação na Amazônia Legal e no Semiárido. A iniciativa visa fortalecer as gestões municipais e garantir a continuidade de serviços essenciais direcionados a crianças e adolescentes mesmo em um cenário de distanciamento social.

Os 1.924 municípios já inscritos no Selo UNICEF terão acesso a formações, apoio técnico e compartilhamento de boas práticas de saneamento para volta de serviços, entre outras ferramentas.

Embora crianças e adolescentes não sejam os mais diretamente afetados pelo coronavírus, são eles os que mais sofrem de maneira indireta. O isolamento social e o fechamento de escolas afetam a educação, a saúde mental e mesmo o acesso a serviços básicos de saúde. A ameaça de violência também é maior em situações de calamidade e emergências.

“Neste momento em que a pandemia está avançando para o interior dos estados, onde estão as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, é muito importante manter a parceria com os municípios para garantir que meninas e meninos continuem tendo acesso aos serviços essenciais. Só assim vamos conseguir mitigar os impactos da pandemia”, destacou o coordenador nacional do Selo UNICEF, Mário Volpi.

Entre as ações prioritárias, estão a continuidade de serviços de vacinação, a elaboração e implantação de estratégias para garantir educação a distância, o desenvolvimento de planos para a reabertura de escolas no momento apropriado e o fortalecimento do sistema de saneamento municipal, de forma a garantir a consolidação das medidas de higienização e prevenção de transmissão do coronavírus.

Outro ponto destacado pelo coordenador do selo UNICEF é o apoio às equipes municipais dos Conselhos Tutelares e da Assistência Social para prevenção e encaminhamento dos casos de violência contra meninas e meninos.

As populações mais vulneráveis, como crianças e adolescentes pobres, em situação de rua, em abrigos e unidades socioeducativas, comunidades indígenas, quilombolas, migrantes e refugiados também terão atenção especial.

“Queremos aproveitar essa conexão com os municípios que participam do Selo UNICEF para levar soluções para o enfrentamento da pandemia no interior. Por isso, é importante que os municípios continuem mobilizados para receber os conteúdos, multiplicar as informações e aplicar nas comunidades”, reforçou o coordenador nacional do Selo UNICEF.

Nesse sentido, o UNICEF está oferecendo cursos e oficinas para qualificar as equipes municipais para responder de maneira adequada à pandemia. Os cursos já estão disponíveis, a agenda de formações e outros conteúdos programáticos estão sendo divulgados. Também há uma seção especial sobre COVID-19 no site do UNICEF Brasil.
.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma estratégia do UNICEF para fortalecer as políticas públicas e reduzir as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes em municípios brasileiros da Amazônia e do Semiárido. A Edição 2017-2020 conta com a participação de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram perante o UNICEF o compromisso de priorizar e garantir os direitos de meninas e meninos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesse período, os gestores e técnicos municipais tiveram acesso a formações, conteúdos e outras ferramentas que buscam contribuir e acelerar a realização dessas responsabilidades.

Mais informações sobre o Selo UNICEF: www.selounicef.org.br
.
Fonte: Nações Unidas Brasil