Roupas e sapatos oferecem risco de contaminação por coronavírus?

Atualizado em 1/9/2020

Especialistas trazem boas notícias para quem está muito preocupado com a higienização de objetos dentro de casa

Recebemos muitas – e necessárias – informações de instituições oficiais sobre tudo relacionado ao novo coronavírus. Estudos são realizados em países como a China, Estados Unidos, França, Brasil e se buscam vacinas, tratamentos, delimitação de grupos de risco, projeção de casos e políticas públicas para proteger uma população mundial que está em guerra contra a pandemia. No entanto, para a maioria das pessoas que não são cientistas e profissionais da saúde surgem várias e pequenas dúvidas que não recebem tanta disseminação. Uma delas é sobre o risco de contágio que objetos como roupas e sapatos podem oferecer, e se há necessidade para uma higienização excessiva.

Bem, já sabemos que temos que lavar sempre as mãos e todo o resto que está ao alcance delas? Em uma matéria para o New York Times, a escritora Tara Parker-Pope, conhecida por seus livros de popularização científica, endereçou essas pequenas grandes dúvidas para os especialistas relacionados e escalonou uma série de informações (positivas) para quem está cansado de estilizar acidentalmente as roupas utilizando produtos de limpeza desnecessários.
.

As roupas podem ser lavadas normalmente na máquina?
Essa resposta depende se você tem ou não alguém doente ou suspeito de infecção em casa. Se você não tiver, a lavagem é normal, porque o novo coronavírus, assim como vírus da gripe, são formados por uma membrana lipídica, isto é, uma barreira de gordura que é vulnerável ao sabão, o que significa que uma lavagem comum já higieniza suas roupas (pausa rápida para lembrar o quanto lavar as mãos com sabão é importante).

Se você possui uma pessoa com Covid-19 ou suspeita da doença em casa, a indicação é que se utilize luvas para manusear as roupas de corpo e de cama do infectado. O ideal é expor esses tecidos ao Sol, lavá-los em água quente ou morna, se possível, e não sacudi-los para secar ou estender, por exemplo. No entanto, não há necessidade de separar as roupas da pessoa doente das peças dos outros moradores da casa.
.

Os sapatos oferecem algum risco?
Realmente, é comprovado que sapatos podem carregar bactérias e vírus, ainda que isso não os faça uma grande fonte de contaminação. No caso, se forem laváveis na máquina, é indicado fazê-lo, e adotar a prática de não utilizar sapatos dentro de casa é ótimo para evitar que crianças que brincam no chão entrem em contato com algum microrganismo. A principal indicação da especialista é não lavar os sapatos sem luva, para não trazer partículas contaminadas para as suas mãos. Já falamos do quanto é importante lavá-las?
.

E a correspondência?
Bem, falamos de roupas e sapatos, nossas armaduras aliadas para o enfrentamento do mundo lá fora, mas e as embalagens de entregas e contas que chegam em casa? Seriam um inimigo misterioso de desconhecido manuseio? Pode ficar tranquilo, pois a realidade é que as chances de se ficar doente “pelo correio” são extremamente baixas e, até agora, apenas em teoria. Mas claro, se a ideia desses objetos estarem contaminados te causa ansiedade, papéis e papelões podem ser deixados expostos ao sol por 24 horas. É um ponto a menos para o risco de contaminação e um ponto a mais para sua saúde mental.

Lembre-se que as medidas mais disseminadas, como manter distância de outras pessoas, evitar contato físico e – como você já sabe – lavar as mãos, são as ações individuais mais relevantes para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Mantenha-se sempre informado, busque fontes confiáveis, mas não deixe as tensões deste momento se esconderem em inalcançáveis necessidades de higienização. Lembre-se que você já está fazendo o indicado pelas autoridades sanitárias e use o resto do tempo livre que tiver para fazer atividades relaxantes e prazerosas. Sua saúde mental agradece, e suas roupas também.
.

Escrito por Maria Eduarda Ledo

Fonte: Instituto Dor