Purificador de ar criado por empresa brasileira elimina o coronavírus em 3 horas, aponta laudo

Atualizado em 28/9/2020

O aparelho utiliza placas de cerâmica em alta temperatura para eliminar o vírus

Um laudo realizado pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) concluiu que um purificador de ar criado pela empresa brasileira Sterilair é eficaz no combate ao coronavírus. Conforme o estudo, o modelo denominado STR4 é capaz de eliminar o vírus causador da doença em até três horas dentro de ambientes fechados.

O modelo, desenvolvido há cerca de 30 anos, foi projetado para ajudar a remover micro-organismos do ambiente, como ácaros, fungos e bactérias. No entanto, segundo a empresa, o aumento da demanda pelo purificador durante a pandemia motivou a soliticação de um laudo para checar a eficácia do aparelho contra à covid-19. O estudo, que foi realizado pela UNICAMP, concluiu que 99,99% dos micro-organismos causadores da doença foram inibidos do ar em um período de três horas.

“Considerando que houve inibição de 99,99% para o vírus testado, pode-se concluir que o equipamento Sterilair STR4 – esterilizador e purificador de ar foi eficaz para a inativação de partículas virais, e, portanto, recomendamos o uso como potencial agente virucida para o grupo Coronavírus nos tempos testados”, diz o laudo realizado pela universidade.

O purificador desenvolvido pela Sterilair possui placas de cerâmica que são aquecidas a uma temperatura elevada o suficiente para matar os micro-organismos. De acordo com a companhia, três horas é o tempo que o aparelho leva para esterelizar totalmente um ambiente de até 20 m². Quem quiser comprar o purificador precisará desembolsar um valor de R$ 497, que é o preço listado no site da empresa.
.

Fonte: Casa Vogue