O que é sanitização de ambiente e desinfecção?

Atualizado em 12/11/2020

A promoção da limpeza é fundamental em alguns ambientes, mas você sabe exatamente o que significa sanitização de ambientes e desinfecção como um todo? Em tempos de Covid-19, esses termos têm sido muito ditos ultimamente e para entender melhor do que se trata continue lendo.

O serviço de desinfecção complementa a higienização de superfícies. A desinfecção é realizada através do uso de uma nebulização de produtos sanitizantes, que possuem amplo espectro no combate de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos.
.

Quais as diferenças na higienização?

As principais diferenças entre os termos de limpeza são:

Limpeza: a atividade mais básica é realizada com água, sabão e detergente, e o auxilio de um pano. Essa atividade remove através do arraste, sujeiras maiores, e elimina entre 50 e 95% dos microrganismos;

Desinfecção: é feita com produtos de limpeza mais fortes, como hipoclorito de sódio, cloro, álcool e quaternário de amônia. Elimina até 99,9% dos microrganismos através do contato com as substâncias.

Esterilização: processo totalmente eficiente, elimina 100%.

Mesmo usando o tipo de limpeza ideal, nem sempre as superfícies ficarão livres dos microrganismos. Bactérias e vírus, por exemplo, podem permanecer ativos sob várias situações diferentes, chegando a viver por vários dias.

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos na Universidade de Ohio, a limpeza e desinfecção correta dos objetos precisa ser feito com eficiência, principalmente em tempos de pandemia.

A contaminação das superfícies pode acontecer em qualquer lugar, desde consultórios médicos dentro de hospitais, até locais públicos, como lanchonetes, ônibus, empresas e as residências.
.

O que é sanitização de ambientes?

O termo sanitização diz respeito há um processo de higienização, que auxilia na eliminação de germes e agentes causadores de alergias, doenças, infecções, patógenos, entre outros. A sanitização e a desinfecção são praticamente a mesma coisa, e o processo é importante para eliminar esses agentes.
.

Como é feita a sanitização de ambiente?

Os processos de desinfecção realizado com quaternário de amônia, é um dos mais eficientes e indicado para ambientes que necessitam de limpeza e não podem deixar resíduos nem de microrganismos e nem de produtos químicos. É muito usado em pisos, veículos de transporte público, indústrias, abatedouros, etc.

A sanitização de ambiente usa os produtos de limpeza que são mais adequados para cada situação, assim como os germes que precisam ser eliminados. A nebulização usada sobre as superfícies no ambiente é feita para criar uma camada que age como uma película protetora para impedir que microrganismos proliferem.

Esse tipo de tratamento é feito com produtos sanitizantes, que são aplicados através do processo de nebulização. Esse procedimento tem efeito desinfetante, e deve permitir a entrada de pessoas no local somente depois de algumas horas.

Grande parte dos vírus também são eliminados com o tratamento de sanitização de ambiente, e mesmo que dependa de cada situação para que a limpeza e desinfecção seja feita, elas também podem ser contratadas particularmente através de empresas terceirizadas.
.

Sobre o Coronavírus

Em tempos de pandemia como os que estamos vivendo, a ação de sanitização de ambiente para eliminar o vírus, deve servir para finalizar os procedimentos de limpeza e que devem acontecer em áreas comuns. Como ambientes que atendem pessoas, puxadores, maçanetas, corrimãos, etc.

Porém, é válido ressaltar que depois de desinfectar o ambiente somente depois de seco, é que as pessoas podem voltar a circular pelo local. A sanitização deve ser sempre refeita após o trânsito de pessoas que possam estar contaminadas circular novamente pelo ambiente.
.

Onde ela pode ser aplicada?

Em tempos de Covid-19, a sanitização de ambientes, pode ser aplicada a qualquer momento e principalmente em ambientes fechados como:

  • Escolas;
  • Empresas;
  • Consultórios médicos;
  • Escritórios;
  • Teatros;
  • Residências comuns;
  • Indústrias;
  • Veículos públicos;
  • Hotéis;
  • Bancos;
  • Entre muitos outros lugares.
    .

Fonte: PVG Polivig