coep-clima-mosaico
Mudanças climáticas é um dos temas mais debatidos atualmente e, embora esteja claro que seus impactos são mai significativos sobre as populações vulneráveis, a sociedade, os governos e as empresas ainda pouco consideram esse aspecto em suas agendas.

Reconhecendo a importância em atender a essa demanda, o COEP tornou essa temática foco dos trabalhos de sua rede de organizações, pessoas (mobilizadores) e comunidades, bem como de suas atividades com escolas, universidades e outros parceiros.

O COEP levou, também, a questão ao Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, resultando dessa articulação a criação, em abril de 2009, do Grupo de Trabalho “Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades”, com a coordenação do COEP e participação de várias instituições da área sociomabiental.

amazoniacamera2-157

Todo esse trabalho resultou na criação do Programa Mudanças Climáticas e Pobreza, que contempla:

Projeto de pesquisa “Mudanças Climáticas, Desigualdades Sociais e Populações Vulneráveis no Brasil: Construindo Capacidades” – clique aqui para saber mais

♦ Sensibilização e Mobilização da Rede COEP e parceiros:

Sensibilização/mobilização das pessoas que integram a Rede Mobilizadores está sendo conduzida, principalmente, por meio do grupo temático “Meio ambiente, mudanças climáticas e pobreza”, criado no portal da Rede. Inclui a realização de treinamentos, fóruns de debates, entrevistas, enquetes e pesquisas, bem como a construção de acervo sobre o assunto.

Sensibilização das comunidades integrantes da Rede de Comunidades envolve atividades presenciais (oficinas, palestras e outras) e iniciativas on-line por meio do Portal das Comunidades e do Sime – Sistema de Mídia e Informação.

Sensibilização das associadas da Rede de Organizações que abrange iniciativas presenciais, assim como ações on-line por meio do Portal COEP.

Banco de Práticas Clima e Vulnerabilidade e Adaptação – lançado em novembro de 2010, o Banco de Práticas é um rico acervo de iniciativas com enfoque nas mudanças climáticas e que podem servir de exemplo para novos projetos de adaptação – clique aqui para saber mais

Todo esse trabalho possibilitou a construção de uma ampla rede especializada em mudança climáticas/pobreza, potencializando o protagonismo de diferentes segmentos da sociedade, em especial comunidades vulneráveis, e municiando diferentes instituições para a formulação de políticas públicas na área socioambiental.

Iniciativas do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Plano Nacional de Adaptação aos Impactos Humanos das Mudanças Climáticas: Subsídios

♦ Contribuição do GT “Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades” à COP-16

Contribuição do GT “Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades” à COP-15

Outros documentos de Entidades participantes do GT “Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades”


GT Mudanças Climáticas e Pobreza
Coordenação: COEP
Parceiros: Ceresan-UFRRJ /IPEA / IVIG-COPPE-UFRJ
Apoio: OXFAM, CNPq e Ass. Gabin. Presid. República