Médicos estimam quando será seguro voltar a frequentar salões de beleza e bares

Atualizado em 20/7/2020

Muitos estados do país já começaram o processo de reabertura do comércio não essencial. Bares, restaurantes, academia e cinemas estão voltando a operar com diversas regras sanitárias que visam diminuir o risco de contaminação do novo coronavírus.

No entanto, a maioria dos especialistas ouvidos pelo Uol acreditam que nem todos essas atividade deveriam voltar agora, alguns acreditam que só seria seguro voltar a frequentar esses estabelecimentos no fim do ano e para outros ainda não há previsão para um retorno seguro.

A reportagem do Uol ouviu oito especialista, desses apenas três acreditam ser seguro voltar a frequentar salões de beleza por exemplo. Em relação a fazer compras em lojas de produtos não essenciais, só dois acreditam que isso seja possível neste momento. Ressaltando que a opinião não vale para todo o país, já que ainda há regiões onde a curva de casos da doença vem aumentando e não apresenta estabilidade.

Para Estêvão Urbano, infectologista e membro do comitê de enfrentamento à Covid-19 na Prefeitura de Belo Horizonte, não há protocolo de segurança que justifique reabrir um bar agora. “É uma ilusão. É uma forma de nós todos justificarmos determinados movimentos. Você se justifica falando ‘vai ser tudo regrado, controlado, com distância, higiene’. Só que isso é teoria: a teoria serve para justificar uma prática que não vai acontecer, mas pelo menos você justificou, fez uma lei bonitinha, com parâmetros”, disse ao Uol.

Ele é um dos especialistas que acredita que a maior parte do comércio e serviços não essenciais só deveriam reabrir no final do ano. Segundo ele, também não há previsão de quando será seguro voltar a frequentar festas como formaturas e casamentos.

Fonte: Isto É