Guia orienta sobre a prática segura do ciclismo durante a pandemia

Atualizado em 17/9/2020

Guia elaborado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) traz orientações para a prática segura do ciclismo no Estado, a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

Ao todo, são 17 tópicos instrutivos que integram a campanha Ciclista Consciente, cujo objetivo é orientar desde medidas de higienização dos equipamentos, distanciamento entre os atletas, uso de máscara até atitudes para a preservação do meio ambiente durante os exercícios ao ar livre.

O documento é de autoria do assessor de gabinete da presidência da Fundesporte e professor doutor em Educação Física, Paulo Ricardo Martins Nuñez. O guia tem como referência 13 estudos oficiais de entidades sanitárias e artigos científicos nacionais e internacionais, que analisam a atividade física durante a pandemia de Covid-19 e os impactos dos exercícios físicos ao sistema imunológico humano.

“São instruções sugestivas de monitoramento individual direcionadas ao público em geral que pedala, seja atleta profissional ou amador. Percebemos que muitas pessoas estão retornando à prática de atividades físicas e, dessa forma, elas necessitam ter cuidados básicos para prevenir o contágio e disseminação do vírus”, pontua Nuñez.
.

AUTOMONITORAMENTO INDIVIDUAL

1. ANTES DE SAIR PARA SUA PEDALADA, HIGIENIZE CORRETAMENTE COM ÁLCOOL EM GEL OU ÁGUA E SABÃO TODO SEU MATERIAL (BIKE, ÓCULOS, GARRAFA DE ÁGUA, CAPACETE, BOMBA).

2. SE FOR DAR CARONA PARA ALGUM AMIGO BIKE, ATENÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE BIOSEGURANÇA.

3. SE NÃO CONSEGUIR PEDALAR SOZINHO, PEDALE EM PEQUENOS GRUPOS, EVITANDO AGLOMERAÇÃO.

4. EVITE PEDALAR PRÓXIMO A OUTRO CICLISTA, MANTENDO A DISTÂNCIA DE 20 METROS UM DO OUTRO.

5. QUANDO FOR PEDALAR COM MAIS DE UM AMIGO, NÃO AGLOMERE NA SAÍDA E NAS PARADAS. TENTE ORGANIZAR PARA QUE OS PARTICIPANTES CHEGUEM NO HORÁRIO MARCADO E JÁ SAIAM.

6. USE MÁSCARA DURANTE SEUS PEDAIS DE INTENSIDADE LEVE E MODERADAS, QUANDO FOR FAZER UM PEDAL COM INTENSIDADE ALTA, O RECOMENDADO É NÃO PEDALAR COM MÁSCARA, ENTÃO O INDICADO É FAZER SOZINHO, PORÉM CUIDADO COM SUA SEGURANÇA.

7. NÃO COMPARTILHE GARRAFAS, OBJETOS PESSOAIS E ALIMENTOS.

8. DEPOIS DO PEDAL EVITE PARADAS COM AGLOMERAÇÕES E RETORNE IMEDIATAMENTE PARA SUA RESIDÊNCIA.

9. SE RESOLVER PEDALAR INDOOR, MANTENHA O AMBIENTE VENTILADO COM JANELAS ABERTAS E HIGIENIZE OS MATERIAIS E TODO O ESPAÇO.

10. FIQUE EM CASA CASO APRESENTE ALGUM DESTES SINTOMAS (FEBRE, TOSSE, DISPNÉIA, NÁUSEA, DOR DE GARGANTA, DOR DE CABEÇA, CORIZA)

11. EM DIA DE CHUVA, EVITE SAIR PARA PEDALAR, PARA NÃO PREJUDICAR SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO.

12. O IDEAL É A NÃO AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DURANTE O PEDAL, SE TIVER QUE PARAR EM ALGUM ESTABELECIMENTO PARA REABASTECER DE ÁGUA OU ALIMENTAÇÃO, USE MÁSCARA, MANTENHA O DISTANCIAMENTO DE SEGURANÇA DE 2 METROS E NÃO TOQUE NOS OBJETOS DO ESTABELECIMENTO E CARREGUE UM FRASCO DE ÁLCOOL GEL PARA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E NÃO USE BEBEDOUROS.

13. UTILIZE SANITÁRIOS PÚBLICOS EM EXTREMA NECESSIDADE E SE FOR UTILIZAR HIGIENIZE TODAS AS PEÇAS QUE TOCAR.

14. LEVE PARA SEU PEDAL, UMA SACOLA PARA DESCARTAR RESTOS DE ALIMENTO E EMBALAGEM DE SUPLEMENTO.

15. DURANTE O PEDAL OU TREINO SEGUIR UMA BOA HIGIENE RESPIRATÓRIA – COBRIR BOCA E NARIZ COM COTOVELO AO TOSSIR OU ESPIRRAR, REDUZINDO A POSSIBILIDADE DE CONTÁGIO.

16. EVITAR DURANTE O PEDAL TOCAR OS OLHOS, NARIZ E BOCA.

17. DEVIDO À PERMANÊNCIA DO VÍRUS EM DIVERSOS TIPOS DE SUPERFÍCIES POR LONGOS PERÍODOS DE TEMPO, DE ATÉ NOVE DIAS EM ALGUMAS ÁREAS, LOGO QUE RETORNAR A SUA RESIDÊNCIA, COLOQUE SUA ROUPA DO PEDAL PARA LAVAR, HIGIENIZE SUA BIKE E EQUIPAMENTOS E TOME BANHO ANTES DE TER CONTATO COM A FAMÍLIA.

Confira o material da campanha Ciclista Consciente clicando aqui.
.

Fonte: Diário Digital