Dicionário da Pandemia do Novo Coronavírus para Crianças

Atualizado em 18/8/2020

Projeto de extensão da EEAP criou publicação lúdica para elucidar termos da atualidade ao público infantil

Quarentena, SUS, Covid-19 e Sars-CoV-2 são alguns dos termos que originaram verbetes no Dicionário da Pandemia do Novo Coronavírus para Crianças. O material é fruto do projeto de extensão Promoção da saúde da criança: práticas de cuidar e educar, da UNIRIO em parceria com docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto é coordenado pela professora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) Laura Johanson da Silva.

O grupo reúne professores de enfermagem, enfermeiros e estudantes dos cursos de graduação em enfermagem e medicina. Conforme apresentação no próprio livro, “a iniciativa surgiu da necessidade de apresentar para as crianças um material elucidativo lúdico que pudesse ajudá-las a entender o significado dos termos difíceis que surgiram e foram introduzidos rapidamente no cotidiano, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus”.

A publicação ilustrada utiliza linguagem simples e acessível para o público-alvo. A expectativa é de que o dicionário possa ajudar tanto as famílias quanto os profissionais da saúde e da educação, que podem utilizá-lo como material auxiliar para informar e educar os pequenos em face do desafio pelo qual o mundo está passando.
.

Fonte: Unirio