Dicas para quem tem que viajar de carro na pandemia

Atualizado em 30/9/2020

Veja abaixo 11 dicas da Skyscanner, empresa de comercialização de pacotes de viagens pela Internet, para você viajar de carro em tempo de pandemia:

1. Higienização do veículo:

As superfícies do carro devem ser higienizadas: Direção, câmbio, painel frontal, espelhos, maçanetas e até o botão do rádio, enfim, todas as partes do veículo que serão tocadas devem ser higienizadas com álcool 70º, álcool em gel, ou, caso haja restrições ao produto, água e sabão. Tudo isso, claro, além de ter as mãos do motorista e de todos os passageiros lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel.
.

2. Quando usar máscara no carro:

Se você viajar sozinho no carro ou acompanhado de pessoas com quem mora na quarentena não há necessidade de usar máscara durante a viagem de carro, mas deixe a máscara sempre à mão para que, assim que sair do carro, coloque com a devida segurança no rosto.

Se tiver alguém de fora, todos devem usar a máscara durante a viagem – lembre-se que você estará dentro de um recinto fechado com uma pessoa que, embora possa parecer saudável, pode estar contaminada de forma assintomática.
.

3. Janelas abertas ou ar-condicionado?:

Infectologistas afirmam que os vidros abertos oferecem uma melhor circulação de ar dentro do carro. O ar-condicionado pode viciar o ar respirado, aumentando a chance de contrair doenças respiratórias.
.

4. Restaurantes na beira da estrada:

Observe que podem existir regras diferentes relativas à abertura de serviços entre os estados brasileiros e até entre regiões de um mesmo estado. Assim, alguns restaurantes podem estar abertos aos clientes (obedecendo às devidas regras, como a capacidade limitada e o distanciamento entre as mesas) ou apenas fornecer a comida no sistema pague e leve.

Por outro lado, pode ser mais interessante e seguro você já levar um lanchinho para comer durante a viagem, sem se preocupar em encontrar restaurantes no caminho na hora em que a fome bater.
.

5. Aluguem de carro:

Com a retomada gradual do turismo, as locadoras de veículos já estão funcionando, mas, eventualmente, algumas podem não estar abertas ou trabalhar em horários diferenciados. Isso sugere que você verifique com a empresa contatada sobre receber e entregar o veículo para evitar encontrar a locadora de portas fechadas.

Verifique também os cuidados com a higienização do carro pela locadora. Na dúvida, não deixe de passar o álcool gel nas superfícies.
.

6. Novidades sobre as regras de locação na pandemia:

Esteja atento para as flexibilizações motivadas pela pandemia. Além dos cuidados com a higienização, pergunte sobre a possibilidade de você alterar ou cancelar a reserva sem que isso implique multa.
.

7. Seguro do carro:

Independentemente do coronavírus, sempre é aconselhável que o veículo tenha seguro. Nos carros alugados, o seguro já costuma estar incluído no preço da locação.
.

8. Campings e albergues estão abertos?

Pode ser que sim, pode ser que não. Infelizmente, muitos estabelecimentos não resistiram à suspensão do turismo durante a pandemia e fecharam as suas portas de vez. Outros estão aguardando períodos mais estáveis para reabrir. O melhor a fazer é pegar a estrada já com endereço garantido de onde irá comer e se hospedar.
.

9. Barreiras sanitárias:

Não há problema em viajar de carro na pandemia, mas é possível que ao longo da estrada, ou na entrada de cidades, você passe por barreiras sanitárias e tenha sua temperatura medida. Colabore sempre, é uma medida de segurança para todos.
.

10. Para onde viajar de carro?

Procure viajar para locais em que o índice de contágio não seja muito alto ou esteja em declínio. No site Coronavírus Brasil, mantido pelo Ministério da Saúde, você pode verificar estado a estado, cidade a cidade, como está o número de casos novos e de óbitos.
.

11. Devo viajar agora?

Viajar de carro é uma tendência por ser considerada mais segura, mas quanto pegar a estrada agora, só a partir de novembro deste ano ou depois de janeiro de 2021, cabe a cada um decidir. O ideal é que não haja relaxamento quanto aos protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades de saúde para evitar o contágio e a propagação do coronavírus, e que todos sejam preocupação de todos.
.

Fonte: Campo Grande News