Cuidados com atividades físicas devem ser redobrados durante pandemia

Atualizado em 22/9/2020

A atividade física é muito importante para manter a saúde em dia, mas com a pandemia do novo coronavírus é preciso redobrar a atenção. Independentemente do horário ou da temperatura, o uso de máscara é essencial para prática dos exercícios.

Segundo o educador físico e personal trainer Anderson do Prado, realizar as atividades físicas à noite pode ser vantajoso, porque a temperatura cai e a sensação da umidade do ar é melhor.

“Nós temos o hábito de não nos hidratarmos durante os exercícios. Então é importante levar água e manter uma hidratação de aproximadamente 150 ml a cada 20 minutos, porque quando chega a noite, o corpo está desidratado e as vias respiratórias estão comprometidas, devido ao calor durante o dia. Isso tudo aumenta a chance do contágio por vírus”, explica.

Já para prática de atividades durante o dia, a recomendação é fugir dos horários de pico do sol, entre 10h e 16h. “Sabemos que muitas pessoas não têm opção a não ser realizar atividades entre esse horário, então é indicado buscar um lugar com mais árvores, aberto. Se for dentro de uma academia, procure lugares climatizados para evitar riscos à saúde com a baixa umidade do ar”, explica Prado.

Com a oscilação da temperatura nesta época do ano, alguns cuidados devem ser adotados. Se a pessoa começar a fazer os exercícios com blusa, por exemplo, não deve tirá-la até estar em um ambiente fechado. Já se a pessoa fizer a atividade sem blusa, assim que terminar, colocar um agasalho para evitar a mudança brusca na temperatura.

“O choque de temperatura pode levar a um resfriado ou outra complicação. Só tomar esses cuidados que já é o suficiente”, explica Anderson do Prado.

O uso de máscara de proteção contra o novo coronavírus é obrigatório durante toda a realização das atividades físicas.
.

Fonte: G1/Globo