Um site em Libras com informações sobre o coronavírus

Atualizado em 12/6/2020

Estudantes criaram uma plataforma para instruir população surda sobre o novo coronavírus com vídeos traduzidos na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Apesar da enorme quantidade de notícias sobre o novo coronavírus (Sars-CoV-2), a população com surdez tem dificuldade para compreender esses conteúdos pela barreira linguística. Pensando nisso, estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) criaram um portal na internet sobre a doença com informações em Libras.

Batizado de Unidos pela Saúde (clique aqui para acessar), o projeto foi desenvolvido em conjunto com voluntários da área de saúde e estudantes de outras instituições. Além do material ensinando o básico sobre o vírus (o que é, quais são os sintomas…), você encontra vídeos focados no bem-estar mental e orientando a fazer exercícios físicos em casa.

A equipe é composta por 16 pessoas. Todo o conteúdo foi gravado em um estúdio improvisado na casa de uma das integrantes.

“Sempre que vejo e assisto às informações sobre a prevenção da Covid-19, percebo a falta de disponibilização em Libras. Como tenho contato com pessoas surdas, vivencio as reclamações por não colocarem conteúdo direcionado a eles”, relata o tradutor e intérprete Alexsander Pimentel, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em comunicado à imprensa.

“É enorme a satisfação de poder contribuir com as pessoas que mais precisam de nós neste momento”, comenta o analista de sistemas Murilo Rodrigues, doutorando da PUC-PR.

Aliás, a ideia é que o Unidos pela Saúde siga em funcionamento após o fim da pandemia. Os criadores pretendem traduzir outros assuntos pertinentes ao bem-estar físico e mental.

Fonte: Veja Saúde