Startup cria algoritmo para detectar Covid-19 com raio-x

Atualizado em 7/8/2020

Enquanto uma vacina não se mostra comprovadamente eficaz contra o novo coronavírus, a tecnologia tem sido uma aliada durante a pandemia. No caso da startup brasileira Portal Telemedicina, o auxílio na luta contra a covid-19 veio na forma de um algoritmo que consegue identificar, com 95% de precisão, a presença do vírus utilizando apenas uma chapa do pulmão do paciente.

Criada em 2013 pelo empreendedor Rafael Figueroa, o Portal Telemedicina tem como objetivo conectar clínicos gerais que atuam em áreas remotas do Brasil com especialistas das mais variadas regiões. Para isso, a startup desenvolveu um sistema de telediagnóstico na nuvem, que se apoia em diversos algoritmos que, com o suporte de inteligência artificial, consegue detectar doenças utilizando as informações brutas de exames.

A plataforma do Portal Telemedicina é utilizada por mais de 350 clínicas, hospitais e laboratórios em mais de 300 cidades no Brasil e em Angola. Além de encontrar especialistas para dar diagnósticos para exames realizados em áreas remotas, o sistema comporta algoritmos capazes de identificar e priorizar casos de pacientes em estados graves para mais de 23 especialidades médicas, como, por exemplo neurologia e cardiologia.

Um dos algoritmos desenvolvidos pela startup de Figueroa nos últimos sete anos estava na área de pneumologia, que trata doenças pulmonares. Com um banco de dados robusto de exames e diagnósticos, o Portal Telemedicina desenvolveu uma solução que consegue ler uma radiografia e identificar uma pneumonia, classificando pela gravidade do problema.

Partindo de sua solução que identifica pneumonia, o Portal Telemedicina trabalhou desde fevereiro em um novo algoritmo para o novo coronavírus. “Essas doenças são altamente relacionadas com a covid-19, pois detectam infiltrações e inflamações no pulmão”, diz Figueroa. “A nossa solução já detectava muito bem irregularidades no sistema respiratório, então precisamos treinar esses algoritmos já existente para identificar a nova enfermidade.”

Com 95% de eficácia na detecção do Sars-Cov-2, Figueroa diz que o Portal Telemedicina está em busca de regularizar sua solução com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como uma ferramenta oficial de diagnóstico da covid-19. Por ora, a solução da startup consegue predizer a probabilidade – baixa, média ou alta –  de um paciente ter contraído a doença e realizar uma espécie de “triagem” para quem deve ser testado via PCR.

Parceria com o Google

Uma das principais parcerias do Portal Telemedicina em seu caminho para desenvolver o seu sistema na nuvem, que conecta clínicos gerais de áreas remotas com especialistas, foi com a gigante de tecnologia Google. Ambas as empresas se conectaram pela primeira vez em 2017, quando a startup foi convidada para participar do programa de aceleração de negócios Launchpad Accelerator, um dos mais prestigiados do mundo.

O executivo de vendas do Google Cloud, Maurício Craveiro, diz que a solução desenvolvida pelo Portal Telemedicina chamou a atenção do Google por conta de seu sistema de telediagnóstico e disrupção na área na saúde. “Nós, como empresa, temos um carinho muito grande com soluções para esse setor”, diz. “Dentro da Alphabet (empresa mãe do Google), há uma série de companhias voltadas para essa área.”

O auxílios do Google para o Portal Telemedicina foi além do programa Launchpad Accelerator, que conectou a equipe da startup com mentores e especialistas da gigante de tecnologia para o desenvolvimento do negócio. As soluções de computação em nuvem do Google Cloud possibilitaram um maior poder de processamento dos algoritmos e armazenamento do banco de dados da startup.

Fonte: Terra