Quando chegaremos ao platô de casos de coronavírus no Brasil?

Atualizado em 5/7/2020

A epidemia da COVID-19 no Brasil se agravou muito nos últimos 2 meses, mas quando será que chegaremos ao platô de casos de coronavírus?  Para quem não sabe, o platô ocorre quando não há grandes oscilações nos dados, seja de infectados por dia, ou de mortes.

Ou seja, o platô é uma estagnação nos números da pandemia. E após essa estagnação, é esperado um recuo desses números e a diminuição do contágio e óbito.

Antes de falarmos sobre um possível platô de casos de coronavírus no Brasil, veremos uma perspectiva mundial da pandemia.

Panorama geral do coronavírus no Mundo

Os casos de COVID-19 no mundo passaram da marca de 10 milhões. E de acordo com dados do Google Notícias, plataforma que acompanha diariamente os relatórios epidemiológicos, os casos ainda estão subindo.

Em adição a isso, o número de mortes chegou a meio milhão. Na tabela abaixo você pode conferir os 10 países com maior número de casos, e um gráfico que traduz os 60 últimos dias de boletins epidemiológicos.
.


.

A partir desses dados podemos notar que alguns países realmente estão ainda em ascendência da curva de casos. No entanto, países como Rússia, Reino Unido, Chile, Espanha e Itália estão conseguindo desacelerar o crescimento da doença.

Vale ressaltar que essa desaceleração se dá através das políticas públicas de combate ao Coronavírus adotada por cada país. A seguir podemos ver algumas das políticas adotadas pela Rússia, Chile e Espanha nos últimos meses.

Medidas adotadas pela Rússia

  • Fechamento de serviços não essenciais
  • Restrição de deslocamento. Caso um cidadão precise se locomover a mais de 100m de sua residência precisa de uma autorização do governo, obtida pelo site do Ministério da Infraestrutura.
  • Multas para pessoas que descumprem as regras de isolamento que variam entre 1.100 reais para pessoa física (15 mil rublos) e 36.000 reais para pessoa jurídica (500 mil rublos)
  • Divulgação diária de boletins epidemiológicos

Medidas adotadas pelo Chile

  • Lockdown nas cidades mais afetadas
  • Proibição de mudança para casas de veraneio e hospedagens turísticas.
  • Quarentena obrigatória para todos os estrangeiros residentes no Chile ou cidadãos chilenos que chegam ao país, independentemente de sua origem.
  • Uso de testes rápidos, principalmente em pessoas que, mesmo sem sintomas, possam estar portando o vírus.

Medidas adotadas pela Espanha

  • Cancelamento de voos para alguns destinos
  • Competições esportivas disputadas sem público (ex: futebol)
  • Sugeriu as empresas que liberem seus funcionários para home office ou flexibilização da jornada
  • Medidas complementares nos locais mais afetados, como Madri, suspendendo eventos públicos

Mas e o Brasil, como ele está diante dessa pandemia?

A atual situação do coronavírus no Brasil

O Brasil foi o segundo país a ultrapassar a marca de 1 milhão de casos confirmados de coronavírus, e hoje estamos já estamos em 1.453.000 casos.Perdendo apenas para os Estados Unidos com quase 3 milhões de infectados, segundo dados da OMS.

Mas já que falamos sobre as medidas adotadas mundo a fora, quais foram as medidas tomadas pelo nosso Governo Federal para atingir o platô de casos de coronavírus?

  • Estudantes da área de saúde estão sendo chamados para atuarem no enfrentamento ao coronavírus no país
  • Governo suspende ajuste anual de preços de medicamentos
  • Simplificação de requisitos para fabricação, importação e aquisição de máscaras cirúrgicas.

Essa e outras medidas você pode conferir no Site do Governo Federal

Quando podemos esperar o platô de casos?

O Ministério da Saúde diz acreditar que o Brasil atingiu um platô no número de mortes. Porém, se mostra preocupado com o aumento do número de casos em todas as regiões do país nos períodos de 14 a 27 de junho.
.

.

Nesta tabela é possível observar que o número de mortes tem se mantido em uma média desde a 22ª semana epidemiológica.

Imagem mostra gráfico indicando aumento no numero de casos de covid no Brasil

Já aqui, podemos observar que mesmo com o número de mortes em um platô, o número de casos continua a aumentar no Brasil de maneira exponencial.

No entanto, foi feito um estudo pela Bain & Company sobre as perspectivas para o Brasil no contexto da pandemia. Através desse estudo são apresentados os seguintes pontos.

O Brasil não testa a população o suficiente

Atualmente, a cada 3 testes, 1 pessoa dá positivo para o coronavírus. Sendo que o ideal preconizado é fazer 10 testagens por caso positivo. Além disso, há um grande atraso na notificação dos mortos por COVID-19, chegando a uma demora de até 15 dias.

O estudo também apontou que o Brasil tem 55% de internações ainda sendo investigadas por coronavírus.

grafico mostra o numero baixo de testagem para coronavirus e o atraso na notificação das mortes

Os pontos chaves para sairmos dessa crise sanitária

Já citamos a falta de testagem da população, e o atraso na notificação dos óbitos. Portanto, aumentar a quantidade de testes e realmente testar a população já seria um bom começo. No entanto, ainda existem muitos pontos de atenção que ainda não estão sendo colocados em. São eles:

  • Apesar do número de casos ser subnotificado, o número de mortes tende a ser mais fidedigno, mesmo com o atraso da notificação.
  • No entanto, ainda há subnotificação de mortes. Como por exemplo, mortes por COVID-19 estão sendo notificadas como mortes por pneumonia.
  • Poderíamos usar o número de hospitalizações como um bom indicador de casos de COVID-19. Estima-se que 20-30% dos casos de coronavírus necessitem de hospitalização. Portanto, se tivermos o número de hospitalizados podemos ter uma estimativa mais real dos casos.
3 metricas que o brasil deve se atentar sobre o coronavirus

Por fim, o estudo complementa que devemos esperar um platô de casos de coronavírus nas próximas 4 a 6 semanas. Porém, que isso só acontecerá se todos os estados brasileiros contribuam com políticas de distanciamento social, e outras medidas de combate á COVID-19.

Fonte: Sanar Med