Curso de saúde mental da Fiocruz promove aulas abertas

Atualizado em 13/7/2020

As aulas do curso Nacional de Atenção Psicossocial e Saúde Mental na covid-19 encerram nesta quarta-feira, 15 de julho, mas, a pedido dos alunos, serão realizadas quatro aulas abertas nos dias 21 e 22 de julho.

No primeiro dia,  serão debatidos o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na covid-19 e Volta às aulas e covid-19: perspectivas e possibilidades. Já no dia 22, os temas serão Cuidado à População Ribeirinha na covid-19 e Cuidado à população negra na covid-19. Os temas foram solicitados pelos alunos ao longo da capacitação. 

As aulas serão ao vivo, transmitidas pelo Youtube da Fiocruz Brasília, com início às 15h e duração de 30 minutos. Em seguida, participam pesquisadores de referência em cada um dos temas trabalhados para responder às perguntas. Não é necessário inscrição para assistir às quatro aulas abertas, basta acessar o canal da instituição no Youtube: youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial no horário. Os vídeos ficarão disponíveis na plataforma depois das lives. 

Ao todo, mais de 67 mil profissionais se inscreveram para o curso. A maior parte dos inscritos é das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, mas há participantes de todas as regiões do Brasil – do Oiapoque (AP) à Santa Vitória do Palmar (RS), passando por centenas de outros municípios, vários deles localizados em regiões de fronteira. Saiba mais aqui

A capacitação teve início em maio e totaliza 17 módulos, com diferentes temas, como processo de luto, cuidados paliativos, violência doméstica e familiar, crianças, idosos, consultórios na rua, população indígena, migrantes e refugiadas, além de recomendações a gestores e psicólogos. Diante da grande procura, as inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de julho e os matriculados têm até 26 de agosto para concluir as atividades, que incluem vídeos, cartilhas e debates. 

A atualização, gratuita e na modalidade a distância, foi desenvolvida pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília em parceira com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres (Cepedes/Fiocruz) e com base nas cartilhas da Série Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19 da Fiocruz. O objetivo é proporcionar subsídios para o entendimento global do cuidado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial em situações de pandemia covid-19, bem como oferecer ferramentas que auxiliem a compreender e a elaborar estratégias de planejamento, preparação e resposta para população em geral, pacientes infectados, familiares e trabalhadores da linha de frente.

Para inscrições e mais informações, clique aqui

Fonte: Fiocruz