Covid-19: saiba quais são os melhores tecidos para confecção de máscaras

Atualizado em 5/11/2020

Uma equipe de pesquisadores testou diferentes materiais, de camisetas e meias a jeans e bolsas a vácuo, para determinar qual seria o mais eficaz na confecção de máscaras contra a Covid-19.

A conclusão foi que a maioria dos tecidos comumente usados têm bons resultados na filtragem de partículas ultrafinas, independentemente do tipo.

Os resultados, publicados na revista “BMJ Open”, mostraram que as máscaras do tipo N95 foram altamente eficazes, e que aquelas feitas com material de bolsas a vácuo reutilizável tiveram melhor desempenho em alguns aspectos.

Os cientistas, da Universidade de Cambridge e da Universidade do Noroeste, nos EUA, testaram a eficácia dos tecidos na filtragem de partículas entre 0,02 e 0,1 micrômetros — o tamanho aproximado da maioria dos vírus — em altas velocidades, comparáveis à tosse ou à respiração pesada.

Estudos anteriores analisaram apenas uma pequena seleção de tecidos no momento em que a pessoa está respirando normalmente, quando as partículas são expelidas em velocidade mais baixa. A nova pesquisa explorou mais tecidos e maiores velocidades, o que forneceu evidências mais robustas.

As máscaras caseiras feitas com várias camadas de tecido foram mais eficazes. As que incorporaram interfaceamento, normalmente usado para enrijecer os colarinhos, tiveram uma melhora significativa no desempenho, mas se mostraram mais difíceis de respirar durante o uso.

Os pesquisadores também estudaram o desempenho de diferentes tecidos úmidos e após terem sido lavados e secos. Descobriu-se que os tecidos funcionavam bem enquanto úmidos e tinham um resultado “suficiente” após uma lavagem.

Estudos anteriores mostraram que a lavagem repetida degrada os tecidos. Diante disso, os pesquisadores alertaram que as máscaras não devem ser reutilizadas indefinidamente.

“No início da pandemia de Covid-19, houve um pânico em torno dos tipos de máscaras e da eficácia delas. Como engenheira, quis aprender mais sobre como diferentes materiais funcionavam em diferentes condições”, diz a primeira autora do estudo, Eugenia O’Kelly, do Departamento de Engenharia de Cambridge.
.

Fácil de respirar

Eugenia O’Kelly afirma que uma máscara que bloqueia as partículas, mas restringe a respiração, não é eficaz. O jeans, por exemplo, foi bastante eficaz no bloqueio de partículas, mas é difícil de respirar:

“As N95 são muito mais fáceis de respirar do que qualquer tecido com níveis semelhantes de filtração”.

Os pesquisadores também descobriram que sacos a vácuo descartáveis e reutilizáveis foram eficazes no bloqueio de partículas, mas alertaram que eles não devem ser usados porque se desfazem ao serem cortados e podem conter materiais componentes que não são seguros para inalar.
.

Principais resultados do estudo

  • Independentemente do tecido, as máscaras com mais camadas são mais eficazes. Como os materiais tiveram resultados semelhantes, o indicado é utilizar o mais confortável.
  • De acordo com relatos obtidos por pesquisadores, máscaras feitas com os jeans estão entre as mais desconfortáveis.
  • O estudo também descobriu que os tecidos funcionavam bem enquanto estavam úmidos e tinham um resultado “suficiente” após um ciclo de lavagem.
  • É preciso trocar de máscara: trabalhos anteriores mostram que muitas lavagens danificam o tecido. Por isso, os pesquisadores alertam que as máscaras não devem ser reutilizadas indefinidamente.
    .

Fonte: Jornal da Franca