Covid-19 pode causar diabetes tipo 1 em crianças infectadas, aponta estudo

Atualizado em 20/8/2020

Como se já não bastasse todas suas consequências em relação à saúde pública e economia, a COVID-19 ainda pode levar crianças infectadas à desenvolverem diabetes tipo 1. Bom, pelo menos é o que acreditam os acadêmicos da Imperial College London, depois de testemunharem um aumento significativo nos casos da doença entre os jovens que contrairam o vírus.

Cerca de 30 crianças foram diagnosticadas com diabetes tipo 1 entre 23 de março e 4 de junho, assim como observado pelos especialistas em cinco unidades pediátricas ao redor da capital do Reino Unido. De acordo com os acadêmicos, o valor era quase o dobro da quantidade geralmente diagnosticada com a doença.

Cinco das crianças tiveram teste positivo para coronavírus ou provavelmente já haviam o contraido em um outro momento, o que levou os cientistas a fazerem a ligação entre os dois problemas. Entretanto, eles alertaram que esse número pode ter sido subestimado, já que nove das crianças não passaram pelo mesmo teste feito pelas outras.

Os especialistas ainda acreditam que o coronavírus possa estar desencadeando mais este problema de sáude pois ele pode atacar diretamente as células do pâncreas, vitais para a produção de insulina. Isso explica-se pelo fato de que a diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico destrói as células produtoras da tal substância.

Apesar dos pesquisadores permanecerem em dúvida quanto ao que de fato desencadeia essa falha no organismo, algumas das melhores evidências apontam para o vírus como o gatilho mais provável. Desse modo, médicos da ‘Imperial College Healthcare NHS Trust’, juntamente dos pesquisadores da ‘Imperial College London’, solicitaram mais testes para elaborar um estudo mais profundo, e se tornaram a primeira equipe a encontrar uma possível ligação entre COVID-19 e diabetes tipo 1 em crianças.

A Dra. Karen Logan, coautora do estudo, em entrevista para o DailyMail comentou: “Nossa análise mostra que durante o pico da pandemia o número de novos casos de diabetes tipo 1 em crianças foi anormalmente alto em dois dos hospitais a noroeste de Londres em comparação com os anos anteriores.Quando investigamos mais profundamente, algumas dessas crianças tinham coronavírus ativo ou haviam sido previamente expostas ao vírus. Parece que elas possuem um baixo risco de desenvolver casos graves de COVID-19, no entanto, precisamos considerar as potenciais complicações de saúde após a exposição ao vírus”.

Como comentado anteriormente, a equipe analisou dados de crianças com base em cinco unidades de internação pediátrica de Londres, como a Imperial College Healthcare NHS Trust, o Chelsea & Westminster NHS Foundation Trust, o Hillingdon Hospitals NHS Foundation Trust e o London North West University Healthcare NHS Trust.
.

Fonte: Vogue/Globo