incluir uma iniciativa

UFMG e Fiocruz reúne voluntários para fabricação de protetores faciais

Estado(s): MG

Cidade(s): Belo Horizonte

Atualizado em 30/03/2020

O QUE É

Tendo em vista que as iniciativas foram publicadas a partir do início da pandemia, em março de 2020, os interessados em participar de qualquer iniciativa devem procurar confirmar as informações nos canais de contato das iniciativas.

No dia 23 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução autorizando, de forma extraordinária e temporária, a fabricação de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde, em virtude da pandemia de Covid-19. Isso significa que equipamentos de proteção individual como máscaras e protetores faciais poderão ser produzidos sem depender de exigências sanitárias administrativas por 180 dias. A partir disso, uma equipe da UFMG lançou uma chamada aberta a toda a população para unir pessoas com impressoras 3D interessadas em ajudar no processo de fabricação de protetores faciais.

A iniciativa foi uma ideia da professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, que fez contato com outros docentes da Instituição, grupos de Belo Horizonte e com pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para viabilizar a proposta.

Qualquer pessoa que tenha uma impressora 3D instalada em seu respectivo espaço, seja em casa ou em um laboratório, para fabricar as partes do equipamento, pode participar da chamada.

Assim, professores de instituições diversas, como Centro de Tecnologia em Nanomateriais (CT-Nano), Colégio Técnico da UFMG (Coltec) e Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), além de profissionais liberais e alunos, deram início às fabricações individuais que serão enviadas para o processo de montagem, realizado no laboratório aberto Idea Real – UFMG e na na Plumma3D Plataforma Unificada de Modelagem e Manufatura Aditiva da Fiocruz-Minas em Belo Horizonte.

PARA QUEM

Os produtos serão entregues primeiramente a três hospitais públicos com os quais já foi estabelecido contato: Hospital das Clínicas (HC-UFMG), Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN-UFMG) e Hospital Eduardo de Menezes.

COMO PARTICIPAR

Interessados em participar da iniciativa ainda podem se voluntariar, desde que tenham uma impressora 3D e estejam disponíveis para contribuir na parte da fabricação dos dispositivos. Os contatos para a manifestação de interesse são: (31) 99920-2772 e (31) 9 8696-6820

CONTATO

Os contatos para a manifestação de interesse são: (31) 99920-2772 e (31) 9 8696-6820