incluir uma iniciativa

Mesa Brasil SESC

Estado(s): NACIONAL

Cidade(s): Todo o Brasil

Atualizado em 24/04/2020

O QUE É

Estão sendo feitas lives com artistas para arrecadação de alimentos para ajudar famílias vulneráveis à pandemia do coronavirus.

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

PARA QUEM

O Mesa Brasil SESC atende prioritariamente pessoas assistidas por entidades sociais em situação de vulnerabilidade social e nutricional. O Programa está ampliando sua atuação através do atendimento a famílias e comunidades em situação de extrema pobreza. São pessoas que não estão inseridas em programas de proteção social e que são atendidas pelo Mesa Brasil SESC sob a mediação de uma entidade responsável pelo cadastro, monitoramento e distribuição dos alimentos. O Mesa Brasil SESC também atende, em caráter emergencial, populações vítimas de enchentes e alagamentos. Com um trabalho de logística humanitária, o Programa arrecada e distribui donativos para desabrigados e desalojados em todo o país.

COMO PARTICIPAR

Indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte etc.

O que pode ser doado?
ALIMENTOS EM GERAL
Águas e sucos
Carnes e derivados
Enlatados e conservas
Frutas, legumes e verduras
Frios e laticínios
Grãos e cereais
Pães e massas

PRODUTOS
Produtos de limpeza e higiene pessoal
Utensílios culinários
Roupas
Brinquedos
Descartáveis

SERVIÇOS
Combustível
Cessão de espaços
Divulgação
Embalagens
Serviços gráficos
Transporte
Trabalho voluntário em atividades operacionais,
administrativas e educativas

O que não pode ser doado?
Refeições prontas
Doces e pães com recheios cremosos
Alimentos com embalagens danificadas e data de validade vencida

O Mesa Brasil SESC estabelece junto com o doador, o local, os dias e horários para a retirada da doação. O Programa avalia a qualidade dos alimentos e os transporta até o público beneficiário sob condições adequadas de consumo.
O Programa possui equipe técnica e operacional devidamente qualificada para executar com eficácia a retirada e distribuição da doação. Além disso, acompanha e monitora as ações. Para mais informações, entre em contato com a unidade do Mesa Brasil mais próxima.

CONTATO

mesabrasil@sesc.com.br