incluir uma iniciativa

CovidApp

Estado(s): NACIONAL

Cidade(s): Todo o Brasil

Atualizado em 29/03/2020

O QUE É

Tendo em vista que as iniciativas foram publicadas a partir do início da pandemia, em março de 2020, os interessados em participar de qualquer iniciativa devem procurar confirmar as informações nos canais de contato das iniciativas.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolveu um aplicativo para que a pessoa saiba se teve contato com um paciente infectado. O CovidApp auxilia notificando para que um indivíduo saiba se possa ter estado junto ou passado perto de alguém, como forma de identificar se a pessoa deve adotar medidas, como isolamento.

Para fazer isso, o app permite que profissionais de saúde marquem os smartphones de pessoas apontando-as como infectadas ou suspeitas. Assim, se uma pessoa tiver o aplicativo, este sinalizará quando tiver contato com o paciente infectado utilizando uma conexão por bluetooth para “ler” a marcação feita pelo profissional de saúde.

PARA QUEM

População em geral.

COMO PARTICIPAR

O aplicativo móvel irá coletar os encontros físicos entre pessoas usando o Bluetooth dos celulares. Bluetooth é uma tecnologia que detecta outros dispositivos próximos sem armazenar a localização geográfica de cada indivíduo. Serão armazenados os encontros entre os Bluetooth e a duração deles.

Diferente de outras iniciativas como o aplicativo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e do Governo de Israel, que capturam a trajetória dos usuários invadindo a sua privacidade, o CovidApp não coleta rastros e é totalmente anônima e, portanto, preserva a privacidade dos usuários.

MAIS INFORMAÇÕES