Coronavírus: Problemas do sono na pandemia

Atualizado em 23/10/2020

Olá, meus amigos. Muita gente tem entrado em contato com as nossas redes falando sobre o sono, os problemas do sono nessa pandemia do coronavírus.

Por exemplo, chegou uma pergunta da Julia Gomes que diz: “Meu sono está completamente desregulado. E toda vez que acho que eu consegui acertar, eu volto a dormir só depois que o sol nasce, sem contar que eu passo o dia inteiro cansada”.

É difícil mesmo, porque quando a gente está na vida rotineira, quando estava na vida de rotina, a gente tinha horário. Tinha horário pra chegar no trabalho, na faculdade ou na escola. Então, tinha horário pra levantar. E aí chegava a noite tinha que dormir num determinado horário pra acordar cedo no dia seguinte.

Agora desregulou tudo. Se eu acordar às 7, às 8, às 9 ou às 10 não faz diferença. E isso quebra o que nós chamamos do ritmo. Em medicina tem um nome isso: ritmo circadiano, que é aquele ritmo do organismo que se habitua a funcionar, a exercer as funções orgânicas em determinados horários.

Se você começa a variar todo dia, você perde, quebra esse ritmo. E aí acontece o que está acontecendo. O que você tem que fazer?

Põe o despertador. Comece assim. Fixa um horário. Realista. Sei lá, vou acordar às 8 horas da manhã. Põe o despertador pras 8 horas. “Ah, mas eu só consegui dormir às 2 da manhã”. Põe o despertador pras 8 horas. Não dorme durante o dia, pra tentar acertar no dia seguinte, na noite seguinte aquele sono que você perdeu. E faça isso com regularidade.

E vá pra cama todo dia mais ou menos no mesmo horário. Não fica vendo televisão nem o computador, porque aquela luz azul, ou o celular, que aquela luz azulada estimula os centros cerebrais e te mantém em vigília. Então, não faça isso.

Não tome café, não tome chá, esses chás com cafeína, pode tomar chá de erva cidreira, erva doce, isso não tem problema. Mas chá comum tem, café a mesma coisa. Ou os refrigerantes que têm cafeína também todos eles. Então, evite tomar isso depois das 2 horas da tarde, que é pra não interferir com o sono. A cafeína fica muito tempo na circulação.

Procura ir pra cama, uma luzinha baixa num abajur e leia um livro. E com calma, em silêncio. Não fica ouvindo música, não fica se estimulando. Fica lendo ali devagarzinho, e acabou. Conseguiu dormir, conseguiu.

Não conseguiu? Não fica rolando na cama, que só piora. Levanta um pouco, vai pra sala, senta no sofá, com um livro. Não liga o computador nessa hora. Pega o livro, uma luz indireta e procura dessa forma acertar os horários.

E tenta ter atividade física, porque o dia inteiro no sofá, na cadeira, e da cadeira pro sofá, você não gasta energia. E aí fica mais difícil chegar à noite e ter vontade de dormir. Tá bem? Boa sorte!
.

Fonte: Portal Drauzio Varella