Coronavírus e os cuidados com os pets

Atualizado em 30/4/2020

O médico veterinário Adelmo Miguel esclarece dúvidas sobre coronavírus e os cuidados com os pets.

Os animais podem contrair o coronavírus?

Segundo o veterinários, eles podem contrair, mas não o que causa a Covid-19, o qual sofreu uma mutação genética e acomete os humanos. O coronavírus nos animais age de forma diferente.

“O coronavírus do cão é diferente do novo coronavírus e não é transmissível aos humanos. Esse coronavírus do cão causa exclusivamente uma diarreia, que dura de 3 a 5 dias, e se resolve espontaneamente na maioria dos casos.”

Ainda de acordo com o especialista, existe também coronavírus nos gatos, causador de uma doença chamada peritonite infecciosa felina, aos quais os sintomas são completamente diferentes das observadas no cão e no homem.

“Esta também não é transmissíveis para outras espécies. Até peixes possuem coronavírus específicos para a espécie. Então, o vírus tem o mesmo nome, mas não é a mesma doença”, diz.

Posso passear com o animal na rua?

Os passeios devem ser evitados, pois há risco do vírus se alojar na pelagem do animal e transmitir aos seres humanos, segundo o veterinário.

“Caso o animal saia de casa, estimulamos que os tutores façam banhos regulares em seus animais como forma de descontaminação”, diz.

Estou em quarentena e meu animal faz as necessidades na rua. Como devo agir?

“Embora muitos animais já fiquem a maior parte do tempo em ambientes internos antes da pandemia, outros têm a necessidade de sair para fazer nas necessidades. Em caso do dono estar de quarentena, recomendamos que os tutores providenciem uma área de abrigo com colchonetes ou cobertores e disponibilizar água e ração para o pet como de costume.”

Ainda de acordo com o veterinário, é interessante ensiná-lo a fazer as necessidades em um local único escolhido pelo tutor para facilitar a higiene do local.

“Sprays de adestramento auxiliam o cão a entender com mais facilidade os locais de melhor conveniência para fezes e urina. É importante evitar o tédio, principalmente se o cão é muito ativo. Nesse caso, muito carinho, brinquedos e petiscos ajudam muito a enriquecer o ambiente de permanência do pet”, explica.

Devo permanecer longe do animal durante a quarentena?

“Cautela é diferente de pânico. Temos relatos de pessoas se desfazendo dos cães por medo da disseminação do coronavírus pelos cães, sendo que isso nunca ocorreu. Mantenham os cães bem alimentados e bem cuidados e eles serão ótimos companheiros de quarentena nesse momento tão delicado para todos nós”, afirma.

“Nós da área da saúde recomendamos que as pessoas mantenham a calma e sejam sempre racionais nas suas decisões, procurando informações sobre a doença em fontes confiáveis como os sites de prefeituras e dos governos estaduais e federais, além de nomes ligados à área da saúde”.

Fonte/G1/Globo.com