Coronavírus: Boas práticas para adotar em sua empresa

Atualizado em 13/7/2020

O Coronavírus se tornou uma preocupação mundial e, mais do que nunca, é preciso redobrar os cuidados com a higiene para evitar a contaminação do vírus e sua propagação.

As principais recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) são:

  • Distanciamento e isolamento social

  • Uso de máscaras faciais

  • Higienização constante das mãos e braços.

Confira abaixo algumas dicas de boas práticas para evitar o contágio de COVID-19entre seus colaboradores e clientes:

O perigo pode estar em qualquer lugar 

Além do período de incubação do coronavírus, que pode levar de 4 a 14 dias, muitas pessoas podem estar infectadas, porém assintomáticas. Para evitar problemas, nunca descarte a possibilidade de ter alguém infectado no ambiente de trabalho.

Fique atento às recomendações e decretos estaduais

Cada estado brasileiro tem seus decretos levando em consideração a condição de saúde da população. Por isso, deve-se ficar atento também às regras de cada município e Estado para saber quais tipos de estabelecimentos podem abrir as portas ou quais devem seguir a quarentena fechados.

Recepção de colaboradores e clientes

Caso seu estabelecimento esteja permitido a continuar em pleno funcionamento, dobre a segurança de quem precisa transitar por ele. 

Disponibilize logo na entrada álcool em gel para a limpeza das mãos e álcool 70%para higienizar os calçados. Além disso, é imprescindível a utilização de máscara de todos os profissionais e clientes. 

Se possível, evite também que mais de uma pessoa de um grupo entre no estabelecimento por vez, para evitar aglomerações e filas. Esse procedimento evita a contaminação cruzada. Para isso, você também deve organizar a escala de trabalho respeitando ao máximo o distanciamento, principalmente se há algum colaborador no grupo de risco

Higienização do estabelecimento

A higienização é item fundamental e deve ser feita todos os dias antes do estabelecimento abrir. Segue abaixo algumas recomendações para prevenção à COVID-19: 

  • Utilize água e sabão para a limpeza do chão. Pode-se também utilizar solução de água sanitária seguindo a seguinte medida: 50ml de água sanitária para 1L de água;

  • Não use tapetes e toalhas no estabelecimento, apenas toalhas de papel;

  • Mantenha uma rotina de limpeza de puxadores, maçanetas, em materiais de escritório, como telefones e computadores, e também na maquineta de cartão de crédito;

  • Incentive a higienização das mãos de seus colaboradores e distribua álcool em gel.

Disponibilize orientações ao cliente e colaboradores

Nesse momento a comunicação também é um item essencial de saúde. Sempre deixe o cliente ciente das medidas de segurança e estabeleça regras, como o uso de máscaras e o distanciamento social. 

Além disso, promova a conscientização de colaboradores para manter os cuidados, como por exemplo:

  • Uso de máscara obrigatório;

  • Utilizar cabelos amarrados e evitar adereços, como relógios, cordões e anéis;

  • Uso de farda que possa ser lavada diariamente com água sanitária;

  • Proibir o compartilhamento de itens pessoais;

  • Verificar a temperatura dos colaboradores diariamente com termômetro de testa. 

Fonte: Sebrae