Comitê Científico de Combate ao Coronavírus

Atualizado em 29/4/2020

Sob a coordenação do neurocientista Miguel Nicolelis e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste foi criado para propor medidas combinadas entre os governos dos estados e municípios da região baseadas na ciência.

Para contribuir nisso, o comitê pede a colaboração de cientistas e estudantes brasileiros e estrangeiros, no Brasil e no exterior, para formar uma enorme rede mundial de apoio ao combate ao coronavírus na região.

A novidade é que um portal da iniciativa científica mais importante no Nordeste do Brasil e um aplicativo já estão no ar.

As informações disponibilizadas no site são baseadas em artigos científicos e colaborações de pesquisadores, médicos e de toda a comunidade científica do Brasil e do mundo.

Perguntas do público em geral também serão respondidas e adicionadas numa espécie de sessão de “perguntas frequentes” para ajudar a esclarecer as dúvidas, desde as mais comuns, até a desmistificação das fake news, como por exemplo, sobre medicamentos ainda sem comprovação de eficácia na cura ou tratamento do COVID-19.

O aplicativo Monitora COVID-19 vai possibilitar o registro e acompanhamento de pessoas com suspeita da doença e informações importantes para prevenção e cuidados.

As informações do app permitirão o acompanhamento por profissional de saúde, para auxiliar nas condutas e proteção.

Fonte: Jornalistas Livres