A Rede Nacional de Mobilização Social – COEP, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, lançou a Jornada Cidadania nas Escolas. O objetivo é estimular jovens estudantes no exercício da cidadania por meio do cumprimento de 5 desafios que estarão propostos no site www.cidadanianasescolas.org.br, onde será feita toda a comunicação.

Aliás, o primeiro desafio já pode ser acessado. Consiste na formação e no registro online das equipes que participarão da Jornada. Podem se inscrever estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Médio, corpo docente e comunidade escolar. Todos os detalhes do Desafio 1 podem ser conferidos aqui.

O Desafio 2 será lançado em breve. Irá conduzir a realização de um diagnóstico sobre a realidade local no entorno da escola, tendo como fio condutor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O calendário de atividades segue com a proposta de um planejamento e realização de uma ação coletiva por equipe, do registro de saberes e tecnologias locais e de uma avaliação da Jornada.

Depois de lançado, cada desafio segue disponível para adesão até o fim da Jornada, em dezembro. Para facilitar a participação, o site oferece conteúdos de apoio em texto, imagem e audiovisual, além de cursos na modalidade EaD (educação a distância), autoinstrucionais, com curtos períodos de tutoria. Tudo gratuito.

Prêmio Betinho – Criado pelo COEP em 2008 para dar voz a atitudes cidadãs, o Prêmio Betinho 2018 está vinculado à Jornada Cidadania nas Escolas.

Serão 2 categorias de premiação, Escola em Ação e Atitude Cidadã. Os vencedores levarão troféu, certificado e kits especiais.

Visite o site e participe da Jornada!

www.cidadanianasescolas.org.br