A nova área de risco da Covid-19: banheiros públicos

Atualizado em 31/8/2020

Estudo aponta que mictórios apresentam mais risco à saúde. A solução para evitar ainda mais essa fonte de contágio? Usar máscara

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Yangzhou, na China, aponta que os banheiros públicos podem aumentar os riscos de uma pessoa contrair o novo coronavírus.

Segundo os pesquisadores, quando alguém dá descarga em privadas ou mictórios de banheiros públicos, diversas gotículas de vírus podem ser inaladas, o que apresenta um desafio para a saúde pública.

A solução para evitar ainda mais essa fonte de contágio? Usar máscaras.

A descoberta dos cientistas é que ao dar descarga acontece uma interação entre gás e líquido que resulta em partículas de aerosol da covid-19.

O estudo mostra que 57% dessas partículas saíram dos mictórios e que quando homens os utilizam, elas podem atingir as pernas deles em cerca de 5,5 segundos, um tempo recorde se comparado às privadas normais, que demoram até 35 segundos para alcançar o mesmo local do corpo humano.

Pesquisadores chineses também descobriram recentemente que partículas do SARS-CoV-2 podem ser encontradas na urina dos infectados — o que pode indicar que essa pode ser, sim, uma das rotas de transmissão do vírus.
.

Fonte: Exame